Prefeitura de Itaquá realiza mutirão para vacinar idosos no Centro de Convivência da Melhor Idade

Prefeitura de Itaquá realiza mutirão para vacinar idosos no Centro de Convivência da Melhor Idade

A ação aconteceu no período da manhã desta sexta-feira (4); a campanha continua no município

Em virtude da Campanha de Vacinação contra a Gripe, a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social realizou um mutirão para vacinar os idosos no Centro de Convivência da Melhor Idade de Itaquaquecetuba (CCMII). A ação que aconteceu nesta sexta-feira (4), das 9 às 12 horas, alcançou mais de 300 pessoas que foram vacinadas.

De acordo com o coordenador do CCMII, Benny Tsugyiama, essa parcela que foi imunizada são aqueles que ainda não se dirigiram aos postos de saúde e que a ação facilita e amplia a imunização, através deste trabalho em conjunto – Saúde e Desenvolvimento Social, uma vez que os idosos fazem parte do público alvo desta campanha.

Durante o mutirão, que aconteceu na presença da secretária de Desenvolvimento Social, Maria Aparecida Monteiro Rodrigues da Fonseca, todos os idosos aguardavam a vez sentados e ainda para aqueles com problemas de coluna ou com 80 anos ou mais, tinham prioridade na fila. A Melhor Idade também tinha a disposição um lanche.

Mesmo com este mutirão, a Secretaria de Saúde ressalta que a campanha que teve início do fim do mês de abril continua na cidade até o dia 1º de junho e fazem parte do público alvo que deve ser imunizado, além dos idosos, trabalhadores da saúde, crianças com idade a partir de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), e a partir do dia 9, deverão ser vacinadas pessoas com doenças crônicas, professores e privados de liberdade.

MOBILIZAÇÃO No dia 12 de maio, Dia de Mobilização Nacional será feita uma ação para vacinar pessoas acamadas. Para isso, serão montadas 12 equipes volantes. Dados da Secretaria Municipal de Saúde informam que em Itaquá o público a ser imunizado é de 73.985 pessoas. A prévia divulgada pela Vigilância Epidemiológica na quinta-feira (3), um dia antes dessa ação do mutirão informava que 5051 idosos já tinham sido imunizados e também 548 trabalhadores da saúde.

As unidades que não entrarão para a campanha são o CS 24 horas, Central da Saúde e UPA, porém nos demais postos de saúde a vacina será encontrada, inclusive no Caic (Centro de Atendimento Integral da Criança).

 

O Ministério da Saúde informa que a vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Ela protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS, (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Neste ano, apenas a cepa da influenza A (H1N1) não foi alterada: A/Michigan/45/2015 (H1N1)pdm09; A/Singapore/INFIMH-16-0019/2016 (H3N2); e B/Phuket/3073/2013.

ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT
Sidebar