Prefeitura de Itaquá promove ações alusivas ao Outubro Rosa

Prefeitura de Itaquá promove ações alusivas ao Outubro Rosa

A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio das Secretarias de Políticas para Mulheres e da Saúde preparou uma programação especial para este mês, em virtude do ‘Outubro Rosa’, movimento que tem por objetivo promover a conscientização e prevenção em relação ao câncer de mama.

Nesta quinta-feira (04/10), será realizada uma ‘Blitz Orientativa’, na Praça Padre João Álvares, localizada na região central do município, a partir das 10 horas, em que a equipe da Secretaria de Políticas para Mulheres distribuirá material informativo, adesivos e lixeirinha de carro, alusivos ao tema. Esta mesma ação será feita no dia 05, no mesmo horário, no entroncamento da Rodovia Alberto Hinoto com a Estrada Mário Covas, no bairro Jardim Odete.

As unidades de saúde da cidade também aderiram ao Outubro Rosa e uma programação que envolve palestras sobre prevenção, autoexame de mamas e coleta de papanicolau, entre outras orientações será realizada ao longo deste mês, iniciando já nesta sexta-feira (05/10). (Veja abaixo a programação)

Já a tradicional ‘Caminhada Rosa’ está marcada para o dia 17, às 10h30, saindo da Praça Padre João Álvares, com trajeto a ser percorrido nas áreas centrais e retornando ao ponto de partida. Neste mesmo dia, na Praça, uma ação social estará acontecendo, conforme informou a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, no período das 10 às 14 horas, em que serão oferecidos serviços como corte de cabelo, esmaltação de unhas, orientação, artesanato e outros.

Para a realização do ‘Outubro Rosa’, as pastas de Saúde e de Políticas para Mulheres também contam com parcerias com as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, Habitação, Segurança, Meio Ambiente, Transportes – Departamento de Trânsito, comércio local, Univeritas e equipe da Melhor Idade.

 

Programação Outubro Rosa nas Unidades de Saúde:

05/10 – UBS CAIUBY: Palestra sobre conscientização da importância dos exames de colo de útero e mama, coleta de papa e dia da beleza, às 10 horas. (Endereço: Estrada dos Índios, 1.125 Jd. Caiuby)

06/10 – UBS CAIC: Ação com palestra orientativa sobre importância  da coleta anual de papanicolau e coleta de papa, das 8 às 11 horas. (Endereço: Rua Santa Catarina, 382, Morro Branco)

15/10  – UBS JARDIM DO CARMO: Palestra sobre prevenção, orientação sobre autoexame de mama e coleta de papanicolau, às 10h30. (Endereço: Rua Jaú, 26, Jardim do Carmo)

16/10 – UBS JARDIM ODETE: Palestra sobre conscientização da prevenção e diagnóstico precoce de câncer de mama e importância da realização de papanicolau.  Maquiagem para mulheres, esmaltação e atividades físicas, às 9 horas (Endereço: Rua Visconde de Taunay, 210, Altos de Itaquá)

17/10 – UBS MARENGO: Ação com palestra orientativa sobre prevenção de câncer de colo de útero e mama, agendamento de papanicolau, às 10 horas. (Endereço: Av. Gonçalves Dias, 1.805 Pq. Res. Marengo)

17/10 – UBS PAINEIRA: Palestra orientativa sobre prevenção de câncer de colo de útero e mama, coleta de papanicolau, as 11 e 13 horas (Endereço: Rua Serra Paranapiacaba, 380 Jd. Paineira)

19/10 e 31/10 – UBS MONTE BELO: Palestra sobre prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças de mama e útero e sobre planejamento familiar e DST’s e sorteio de maquiagem, às 10 horas. (Endereço: Rua Arujá, 25, Monte Belo)

22/10 – UBS MARAGOGIPE: Ação com palestra orientativa sobre prevenção  e importância precoce do diagnóstico de câncer de mama e colo de útero, às 7h30. (Endereço: Rua Paulistana, 95, Jd. Maragogipe)

22/10 – USF PEQUENO CORAÇÃO: Ação – Dia do Combate ao câncer de mama e de colo uterino, às 8 horas. (Endereço: Rua Frei Caneca, 280, Pequeno Coração)

22 a 26/10 – UBS MORRO BRANCO: Palestra sobre prevenção e importância precoce do diagnóstico de câncer de mama e colo de útero, das 9 às 12 horas. (Endereço: Rua Rio Grande do Sul, 585, Aracaré)

23/10 – UBS CENTRO: Coleta de papanicolau e autoexame de mama, às 9 horas. (Endereço: Rua João Vagnotti, 221,  Centro)

24/10 – USF NÍCEA LOUZADA: Ação ‘Um toque de amor pode salvar’, junto com a Oficina Escola ‘Karina Yamamoto, às 9 horas. (Endereço USF: Rua Diamantina, 181, Jd. Nícea / Endereço Oficina Escola: Rua Granada, 109, no Jd. Nícea)

26/10 – USF JARDIM AMÉRICA: Ação ‘Valorizar para empoderar’, palestra abordagem: violência contra a mulher, câncer de colo do útero, cuidados básicos: prevenção e promoção, oficina de estética e massoterapia, das 8 às 12 horas (Endereço: Av. Pedro da Cunha A. Lopes, 2500)

26/10 – USF JOSELY: Manhã de coleta de papa, tarde de cuidados com a autoestima e palestra sobre a saúde da mulher, a partir das 8 horas. (Rua Floresta, 43 Jd. Josely)

27/10 – UBS RECANTO MONICA: Palestra orientativa sobre a importância da coleta anual de papanicolau, coleta de papa, das 7 às 13 horas. (Endereço: Rua Mombuca, 176, Recanto Mônica)

27/10 – USF MIRAY: Ação: ‘Mulher que se ama se cuida’, às 9 horas. (Endereço: Rua Maringá, 603, Jd. Miray)

31/10 – USF PIRATININGA: Caminhada para prevenção contra o câncer de mama, às 7 horas. Diariamente: Ação Outubro Rosa, às 7 e 13 horas.  (Endereço: Rua Teófilo Braga, 147, Pq. Piratininga)

ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT
Sidebar