Prefeitura de Guararema reconhece comércios que adotam atitudes contra o mosquito da dengue

Prefeitura de Guararema reconhece comércios que adotam atitudes contra o mosquito da dengue

Além das ações de controle vetorial e de conscientização nas escolas municipais, a Prefeitura de Guararema continua com outras atividades relacionadas a semana de Mobilização Social para Combate às Arboviroses. Uma das novidades é o “Selo Comércio contra o Aedes”, que reconhece as boas práticas dos lojistas da cidade no combate à dengue.

Com um kit contendo folders informativos e adesivos de identificação, a Secretaria Municipal da Saúde, por meio da equipe de Zoonoses, está visitando os comércios locais. Além da vistoria, os agentes fazem orientações de prevenção e combate aos focos de criadouros do mosquito.

Os endereços que apresentam boas condições recebem o selo “estabelecimento contra o mosquito da dengue”, que reconhece os prédios em que são respeitadas as medidas de combate ao Aedes Aegypti.

“Através das boas práticas do local em relação aos percussores das incidências podemos colar adesivos que indicam que o estabelecimento faz parte da rede de combate à dengue”, explica Marina Camargo, coordenadora da equipe de Zoonoses.

Além da ação de conscientização junto ao comércio, a equipe de Zoonoses tem também orientado a população sobre como prevenir o surgimento do Aedes, a partir de dicas fáceis de serem cumpridas, que impedem que as casas se tornem locais propícios a proliferação de larvas e insetos.

São atitudes relacionadas ao cotidiano, como manter as caixas d’água fechadas, sem nenhum tipo de abertura; limpar calhas, lajes e coberturas de zinco, eliminando qualquer ponto de obstrução; armazenar garrafas sempre com a boca para baixo, em ambientes secos e cobertos; evitar a instalação de cacos de vidro sobre muros, pois eles podem acumular água; e colocar areia nos vasos de plantas.


Crédito fotos: Comunicação/PMG

Mais Notícias

Sidebar