Prefeitura de Ferraz viabiliza profissional de apoio escolar a alunos com deficiência

Prefeitura de Ferraz viabiliza profissional de apoio escolar a alunos com deficiência

Para garantir acessibilidade ao aluno com deficiência no ambiente escolar, a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria de Educação, iniciou nesta quarta-feira (16) o serviço de atendimento com profissionais de apoio escolar que vão auxiliar os estudantes nos momentos de higiene, alimentação e locomoção. A ação é inédita no município e oferecerá todo o suporte necessário.

Ao todo, 59 cuidadores vão atuar nas escolas municipais e oferecerão suporte a crianças com limitações ou dificuldades de caráter permanente, ou temporário e que não consigam, com independência e autonomia, realizar atividades relacionadas à alimentação, higiene bucal e íntima, utilização de banheiros e mobilidade.

Segundo a pasta, é importante frisar que o profissional de apoio escolar não é monitor ou auxiliar do professor, sua função principal é facilitar a acessibilidade do aluno com deficiência.

A prefeita Priscila Gambale acompanhou o início das atividades na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Roberto Andere, na Vila Corrêa, ao lado da secretária de Educação, Paula Trevizolli, e do vereador Álvaro Costa, o Kaká, e destacou a importância do papel deste profissional no processo de inclusão escolar.

“A escola é um agente transformador e deve ser acessível à toda comunidade escolar. Por isso, a Secretaria de Educação viabiliza os profissionais de apoio que vão atender os alunos com deficiência, por meio de cuidados básicos essenciais que permitem a inserção dos nossos alunos em todas as atividades promovidas pela unidade”, afirma Gambale.

Mais Notícias

Sidebar