Evento fechou a programação referente à Campanha Outubro Rosa-Cinza, que teve como principal objetivo levar informações e conscientizar sobre a importância da prevenção do câncer de mama, de útero e doenças autoimunes

A Prefeitura de Poá, por meio de parceria entre as secretarias de Saúde e da Mulher, realizou na manhã de hoje (30/10), no Plenário da Câmara de Vereadores, o II Seminário de Oncologia e Doenças Autoimunes do Alto Tietê. A abertura oficial do evento contou com a participação do prefeito Gian Lopes, do presidente da Câmara, David de Araújo Campos (Tio Deivão), dos secretários da Mulher, Jeruza Reis e de Segurança, Carlos Setsuo, dos vereadores Mário de Oliveira (Marinho do Jornal) e Welson Lopes, da presidente do Conselho da Mulher, Mildima Ferreira de Lima, do Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer (GAPC), entre outros.

Para o prefeito Gian Lopes, todas as atividades desenvolvidas ao longo do mês por meio da campanha Outubro Rosa-Cinza foram de fundamental importância. “Todos nós sabemos que a prevenção é muito importante e as atividades desenvolvidas durante o mês trouxeram informações relevantes. O evento de hoje fechou a programação com chave de ouro”.

No II Seminário de Oncologia e Doenças Autoimunes do Alto Tietê, as mulheres puderam participar de palestras com temas diversificados. A primeira abordou “A Importância dos Cuidados Paliativos em Pacientes de Oncologia”, com a participação das enfermeiras Alessandra Magalhães e Flávia Cristina da Silva, do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp). A segunda palestra ficou por conta da assistente social Francisca Marcelina da Silva, que falou sobre o Núcleo de Atendimento a Pacientes Oncológicos de Poá; e a última apresentação foi com a enfermeira Luana Aparecida de Oliveira, que apresentou dados sobre doenças autoimunes.

De acordo com a secretária da Mulher, Jeruza Reis, o seminário estava incrível e foi um ótimo encerramento para a campanha Outubro Rosa-Cinza, que foi um grande sucesso. “Procuramos, ao longo do mês, levar muita informação e serviços às poaenses, elevando a autoestima das mulheres e, ao mesmo tempo, lembrando a todas a importância da prevenção por meio do autoexame das mamas e do exame de mamografia, entre outros”.

Outubro Rosa-Cinza
Durante todo o mês de outubro, a Prefeitura de Poá, por meio das secretarias da Mulher, Saúde, Esportes, Assistência e Desenvolvimento Social, entre outras, promoveu diversas atividades em alusão ao “Outubro Rosa-Cinza”, campanha de conscientização que alerta as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero.

Entre algumas das principais ações estavam: caminhadas nos bairros, organizadas pelas unidades de saúde; orientações oncológicas; Dia da Beleza; participação em evento na Capital; palestras; atendimentos direcionados à Saúde da Mulher na Praça dos Eventos; inauguração da Sala Lilás; Seminário de Oncologia e Doenças Autoimunes; entre muitas outras.

As unidades de saúde também realizaram durante o mês de outubro o exame preventivo de papanicolau, com demanda livre, ou seja, sem necessidade de agendamento por meio de consultas, justamente para facilitar a vida das mulheres e incentivar a realização de exames.

E vale destacar que em setembro centenas de mulheres fizeram o exame de mamografia oferecido por meio da parceria entre as secretarias da Mulher e da Saúde de Poá e o Governo do Estado (Carreta da Mamografia).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, comente
Coloque seu nome aqui