Pelo Programa Visitando Museus, alunos de Guararema têm aula-passeio no Museu do Ipiranga

Com muitas curiosidades sobre a história do Brasil, o Museu do Ipiranga é o ponto de “desembarque” para as últimas turmas da Rede Municipal de Ensino de Guararema que participam do programa Visitando Museus em 2023. Entre 7 e 10 de novembro, as crianças matriculadas nos 5º anos do Ensino Fundamental conheceram o tradicional prédio na Rua dos Patriotas, em São Paulo.

Como de costume, a diversão, interação, entretenimento e conhecimento começam antes mesmo de chegar ao museu, já que as atividades são iniciadas nas escolas e continuam nos ônibus, com kit lanche, momentos de recreação e brincadeiras durante toda a viagem.

Ao chegar no destino, as turmas foram divididas em grupos que exploram as exposições em ordens diferentes. O passeio pode começar, por exemplo, pela mostra “Para Entender o Museu”, que aborda a construção do edifício-monumento, construído entre 1885 e 1990, e as transformações do acervo ao longo dos anos.

Outro ponto de partida é a exposição ‘Uma História do Brasil’, em que as crianças percorreram três pisos: saguão, escadaria e salão nobre, ambientes que guardam esculturas e pinturas que apresentam uma versão da formação do país.

Nesta etapa estão incluídas obras que representam os bandeirantes e personagens do início da colonização portuguesa, além de memórias de eventos ligados à independência, como vasos com águas dos rios do Brasil e a clássica pintura “Independência ou Morte!”, de Pedro Américo.

Com inúmeros espaços para fomento de atividades educativas e culturais, o Museu do Ipiranga também apresenta as peças da composição ‘Passados Imaginados’. São pinturas que representam cenas e personagens do passado brasileiro, muitas vezes criadas a partir de visões elitistas, e revelam a necessidade e importância do estudo da História.

Para fechar a visita com chave de ouro, os alunos puderam visualizar a cidade de São Paulo de cima de um mirante preparado especialmente para este fim. E assim como feito para as demais turmas, que visitaram outros equipamentos da capital, como o Museu Catavento e o Museu da Língua Portuguesa, todos receberam um presente especial para se lembrar do passeio.

A lembrança é um monóculo com uma foto da turma em frente ao equipamento, o que eterniza na memória dos pequenos as diferentes experiências vivenciadas durante a aula-passeio, sempre com a presença de monitores, professores e auxiliares de vida escolar, que abordam, em sala de aula, conteúdos inspirados nos aprendizados do Programa Visitando Museus.

Crédito fotos: Comunicação/PMG

Assuntos que você pode gostar