Começou no fim de semana o estudo de campo dos alunos de turismo da Univeritas/UNG que elaborarão o Plano Diretor de Turismo (PDTur) de Arujá. O termo de convênio da entidade educacional e a Prefeitura, que não acarreta custos para a administração, foi assinado no sábado (01/09) pelo prefeito José Luiz Monteiro.
Sob a coordenação da professora Cláudia Parra, os alunos fizeram no fim de semana a primeira pesquisa para criação de inventário, diagnóstico e prognóstico da cidade visitando o Nippon Country Club, o Arujá Golf Club, a área onde ocorre a festa de aniversário da cidade, a sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, no condomínio Arujá 5, a Vila Gastronômica, o centro de Arujá e a Expo Aflord.
Depois de todo o trabalho do grupo de estudos, o PDTur será submetido a audiências públicas e apreciação pelo Legislativo Municipal para então virar lei. Um dos objetivos é conseguir junto ao governo estadual que a cidade torne-se de interesse turístico.
A equipe foi acompanhada pelos assessores técnicos da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Bruno do Prado e Marilisa Cajueiro, e pela diretora de Educação, Elaine Mariano.
“Só temos a agradecer a parceria da Universidade, que prontamente nos abriu as portas e está engajada no projeto. O PDTur será uma conquista importante para a cidade”, disse o responsável pela Secretaria, Joncy Silva.
O documento
O PDTur será elaborado por 32 estudantes e fará parte da disciplina de Planejamento e Organização do Turismo. O documento incluirá ainda a elaboração de propostas e sugestões de melhorias para a área na cidade. A previsão de entrega é dezembro de 2018.
O grupo coordenado pela professora Cláudia Parra já elaborou os Planos Diretores de Santa Isabel, Nazaré Paulista, Mairiporã, Bom Jesus dos Perdões e Biritiba Mirim.