Uma série de ações que visam enfatizar a importância da prevenção ao câncer de mama serão realizadas pela Prefeitura durante este mês de outubro. As pastas da Saúde, Desenvolvimento Econômico e Cultura estão unidas nesta programação, que além de agendamento de exames, entrega de flores, aulas de yoga, workshop para mulheres de negócios e feira da microempreendedora contará com a tradicional caminhada pelo Outubro Rosa.

Em entrevista à imprensa local, o prefeito Luís Camargo falou sobre a importância deste movimento de prevenção à saúde e destacou que a gestão procurou ampliar o Outubro Rosa incluindo também uma ação para prevenção ao câncer do colo de útero.

“Nós achamos oportuno ampliar um pouco mais este movimento de prevenção à saúde da mulher e neste sábado (2) realizamos a coleta do papanicolau em duas unidades básicas, para que pudéssemos reduzir a demanda reprimida. E só neste primeiro dia foram realizados 550 exames, o que consideramos um número histórico”, disse Camargo, destacando que este mutirão do Papanicolau terá continuidade no dia 23 em todas as unidades básicas de Arujá.

Outra iniciativa importante envolvendo a Secretaria de Saúde visa a atualização de cadastro das mulheres adultas da cidade, para que possa haver um acompanhamento dos seus exames médicos. “Para tanto nós vamos realizar em 15 de outubro a entrega de flores ao público feminino adulto, como uma forma de homenagear as mulheres, mas também de incentivá-las a atualizar o seu cadastro nas Unidades Básicas. Isso é um passo muito importante para podermos trabalhar e solucionar as demandas reprimidas de exames”, adiantou o secretário de Saúde Leonardo Reis.

Detalhe importante apresentado nesta reunião pelo secretário de Saúde e o prefeito é o fato de que graças aos mutirões realizados foi zerada a fila para o exame de mamografia, que é essencial no diagnóstico do câncer de mama. “A partir de agora, as mulheres não terão mais que esperar durante meses para realizar este exame importante de prevenção ao câncer de mama”, enfatizou Camargo.

Empoderamento

Flávia Sanchez, secretária adjunta do Desenvolvimento Econômico, também participou da entrevista e anunciou que a pasta está organizando uma live para o dia 14 de outubro com o tema “A mulher empreendedora do século 21”. Estará palestrando nesta live a consultora Leila Navarro, que é de Arujá e é uma referência nacional no que diz respeito ao empoderamento feminino.

Outras ações que estão sendo organizadas pelo Desenvolvimento Econômico é um workshop para mulheres de negócios e ainda a feira da microempreendedora, que acontecerão também no dia 15, na Praça do Coreto. “Será uma atividade muito diferente, dando oportunidade às microempreendedoras de apresentarem seus produtos e seu trabalho em barraquinhas na praça do Coreto e termos especialistas do Sebrae para dar orientação às mulheres que sonham em empreender”, disse Flávia.

Já o professor Juvenil dos Santos informou que a Secretaria de Cultura estará realizando nos dias 10, 17 e 24 de outubro, das 08h00 às 09h00 aulas yoga para o público feminino. “É uma atividade que acontecerá na Praça do Coreto e para a qual as mulheres precisam se inscrever, para que possamos fazer tudo de acordo com os protocolos sanitários. Essas aulas visam revelar a importância do cuidado que a mulher precisa ter consigo mesma, pois normalmente ela é alguém que cuida de todos à sua volta, renunciando a si mesma, o que acaba gerando estresse e outros problemas de saúde. Precisamos ajudá-la a perceber como tudo pode melhorar quando ela começa a se cuidar”, concluiu o secretário.

Caminhada

De acordo com o prefeito Luís Camargo, embora a Prefeitura seja apenas uma coadjuvante na organização da caminhada do Outubro Rosa, o evento, marcado para o dia 24, promete ser um dos maiores. “As inscrições já encerraram e fui informado que teremos 600 mulheres participando. Por isso mesmo vamos ter que realizar a atividade na Avenida Mário Covas e não mais na Avenida Amazonas. As três Secretarias estão trabalhando nisso, junto é claro com os outros setores e nós estamos em parceria com a Câmara Municipal e várias entidades que trabalham na conscientização sobre o câncer de mama”, finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, comente
Coloque seu nome aqui