No Dia Mundial de Combate à Tuberculose, Itaquá lança campanha para identificar casos da doença

No Dia Mundial de Combate à Tuberculose, Itaquá lança campanha para identificar casos da doença

A Secretaria Municipal de Saúde de Itaquaquecetuba lançará, nesta quinta-feira (24), Dia Mundial de Combate à Tuberculose, a campanha “Intensificação de Busca Ativa de Casos de Tuberculose”. A ação será realizada até sábado (26) em todas as unidades de saúde, das 8h às 16h, e tem por objetivo identificar precocemente os casos da doença e interromper a cadeia de transmissão.

Os pacientes passarão por exame de baciloscopia, que é fundamental para identificar sintomas da doença e as fontes mais importantes de transmissão, além de ser um método simples e rápido. São coletadas duas amostras de escarro, uma no momento da identificação e outra no dia seguinte.

Para impulsionar a campanha, a pasta também realizará busca ativa de pessoas sintomáticas de casos respiratórios, que são aquelas que apresentam sintomas de tosse por mais de três semanas.

“Nossa meta é reforçar as orientações sobre a doença e conscientizar a população. A campanha é fundamental para detectar os casos e entender a demanda, além de ser muito simbólico ela ser iniciada no Dia Mundial de Combate à Tuberculose”, explicou a secretária de Saúde, Ariana Julião.

Causada por uma bactéria, a tuberculose é uma doença infecciosa, transmissível pelo ar, que compromete principalmente os pulmões. Os principais sintomas envolvem tosse persistente (por mais de três semanas), que pode apresentar-se com sangue ou escarro, febre, sudorese noturna, perda de peso, dores no peito e fadiga.

“É de extrema importância que a população participe da campanha e realize o exame. Tuberculose tem cura, o tratamento é gratuito e vale a pena se prevenir”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.

Fotos: Dayane Oliveira

ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT
Sidebar