Mogianos podem dar sugestões para aprimorar Programa Municipal de Educação Ambiental

Mogianos podem dar sugestões para aprimorar Programa Municipal de Educação Ambiental

A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, por meio da Comissão Municipal de Educação Ambiental (Cimea), disponibilizou ao público a minuta do Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA) com o objetivo de receber contribuições da população para sua redação final. O programa é um documento orientador, que indica as diretrizes e princípios a serem adotados para o desenvolvimento, fortalecimento e ampliação das iniciativas de educação ambiental no território mogiano.

“A participação popular é uma característica da atual gestão e queremos contar com a colaboração das pessoas para aprimorar o Programa de Educação Ambiental de Mogi das Cruzes. Temos uma minuta muito bem feita, por um grupo que também foi formado de maneira democrática e transparente, e estamos ampliando ainda mais o processo participativo com este edital, que está aberto aos cidadãos”, explica o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, André Saraiva.

A minuta foi elaborada pela Comissão Municipal de Educação Ambiental (Cimea) e está disponível no site da Prefeitura de Mogi das Cruzes (clique aqui para acessar). A orientação é para que as pessoas leiam o documento com atenção. Na mesma página, existe um link que dá acesso a um formulário. Nele, os interessados podem dar sugestões para complementar a redação dos itens da minuta. O prazo para que os mogianos façam essas contribuições vai até o dia 29 de janeiro.

No dia 3 de fevereiro, a Secretaria do Verde e a Comissão Municipal de Educação Ambiental realizarão um ato presencial, na Escola de Governo, para receber oficialmente todas as sugestões da população. O material será compilado e analisado pelos técnicos durante o mês de fevereiro. A redação final do documento ocorrerá no mês de março. No dia 31 de março, a Comissão realizará uma reunião técnicas para o planejamento de suas ações e já contará com o plano atualizado.

Comissão

A Comissão Interinstitucional Municipal de Educação Ambiental (CIMEA) foi formada também a partir de um processo democrático de participação popular, realizado no ano passado. No dia 25 de março, foi realizada a eleição que definiu as entidades integrantes do grupo. A eleição foi realizada porque o número de entidades inscritas foi superior ao número de assentos previstos para esse segmento no âmbito da comissão, de acordo com as determinações do edital.

Foram eleitas para compor a CIMEA o Coletivo Okara Ambiental, Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes (Fatec), Grêmio Recreativo, Esportivo, Social, Cultural e Educacional Esquadrão Alvi-Negro, Instituto Ecofuturo – Futuro para o Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), Instituto Itaquareia, Associação dos Moradores da Vila Oliveira e Adjacências (AMVOA), Associação pela Promoção da Cidadania e Solidariedade (MAKAUBA) e a Associação de Moradores Alfa Jundiapeba Regularização de Moradias. A comissão também conta com a presença de nove representantes do Poder Executivo, que também integram a comissão.

Mais Notícias

Sidebar