A tecnologia tem avançado em diversos campos, entre eles na Medicina. O uso de robôs em procedimentos cirúrgicos é uma tendência em todo o mundo e no Brasil não é diferente. Contudo, o médico exerce papel crucial no uso destas máquinas. Alinhado com as mais atuais ferramentas disponíveis no mercado, o médico ortopedista e especialista em Cirurgia do Joelho do Imot, em Mogi das Cruzes, Marcos Nali, obteve nova certificação para operar com uso do Robô Mako, da empresa americana Stryker
0 médico mogiano participou de capacitação realizada pela Quirontec – Centro de Treinamento Médico, que conferiu a Nali a habilitação para operar com o Mako. Com isso, o especialista do Imot passa fazer parte de um grupo restrito de médicos aptos no País a atuar com este novo equipamento.
A inovação vem para auxiliar nas cirurgias de artroplastia total de joelho, ou seja, beneficia diretamente pacientes com artrose e deformidades, que precisam colocar uma prótese. A condição pode ser por desgaste da articulação ou por trauma.
São inúmeras as vantagens dos procedimentos cirúrgicos assistidos pela robótica, como explica Nali:
“O que muda é que a cirurgia com a utilização de robô produz maior precisão e segurança nos cortes ósseos, com uma menor agressão cirúrgica, resultando um joelho com bom alinhamento e equilíbrio ligamentar. O efeito mais imediato é uma rápida recuperação no pós-operatório e na reabilitação, com menos dor”, detalha o especialista.
O Imot é referência no tratamento em ortopedia e traumatologia, com diversas especialidades. Cirurgias mais complexas são realizadas em hospitais de referência, mas com a equipe do próprio Imot. No caso específico do Robô Mako, os pacientes podem ser operados por Nali no Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês e Hospital Alvorada, em São Paulo, que dispõem da tecnologia.
Tendência
Nali é enfático ao afirmar que o uso dos robôs na Medicina é uma forte tendência, e é preciso que os profissionais busquem se atualizar diante da nova tecnologia. Mas também faz um alerta: “O robô não faz a cirurgia sozinho. O médico precisa ter experiência e todo o conhecimento técnico e prático do procedimento para tomar a melhor decisão para o paciente”.
Sobre o Imot
Fundado em 1976, o Imot é um dos maiores institutos especializados em ortopedia e traumatologia do Brasil, com pronto atendimento diariamente na unidade de Mogi das Cruzes, consultas, fisioterapia e diversos tratamentos especializados, além da Imot Care, com cuidados inter e multidisciplinares, o Imot MovSaúde, com serviços exclusivos e inovadores.
O Imot fica na rua Otto Unger, 433, Centro, Mogi das Cruzes. Mais informações: telefone (11) 4728-3420, no site e redes sociais (@clinicaimot). Em Suzano, o endereço é rua Augusta Aparecida Carvalho Morais, 250 Jardim Santa Helena. Telefone (11) 4741-3333.