No domingo, 13, Dia das Mães, o atual governo de São Paulo, Márcio França, homenageou a policial militar Katia Sastre do 4º BAEP (Batalhão de Ações Especiais da PM) de Suzano. No sábado, a PM atirou e matou um ladrão em frente à escola da filha, em Suzano.
O governador Márcio França entregou flores à policial militar em cerimônia no batalhão onde a mesma trabalha. Ele afirmou que o evento era para “cumprimentar a destreza, a técnica e a coragem” da cabo Kátia.
“A gente não pode deixar de enaltecer toda a técnica que você usou nesse episódio, da maneira rápida que você agiu e, ao mesmo tempo, a coragem que você teve, porque poderia simplesmente se omitir naquela situação, pois estava de folga “, disse França à policial.
Kátia contou que estava de folga e foi à escola para participar da festa do Dia das Mães na escola da filha mais velha. “Esses criminosos se descontrolam facilmente. Eu não sabia se a reação dele seria atirar nas crianças ou nas mães. Pensei apenas em defender as mães, as crianças e a minha própria vida e da minha própria filha”, disse a policial militar.
O General Girão Monteiro, do Exército Brasileiro, também homenageou a mãe policial pela brava atitude em proteger a população. “Parabéns à cabo PM Kátia Sastre, da cidade de Suzano, por sua conduta. O Brasil da lei e da ordem será exatamente esse”, disse.
O caso
No sábado, 12, a PM Katia Sastre atirou e matou um bandido em frente à escola da filha em Suzano. Segundo a policial, que lá estava com a filha, o criminoso chegou anunciando o assalto. O suspeito chega armado e aponta para as mães e as crianças no local.
Um vídeo de uma câmera de segurança mostra o momento em que a policial militar de folga reage, retirando uma arma de dentro da sua bolsa e efetuando um disparo certeiro na região do tórax do bandido, que imediatamente caiu ao chão.
“Minha preocupação foi que minha intervenção fosse mais próxima a ele. Cessar a agressão dele de forma que não machucasse ninguém”, comentou Kátia, que também pode receber ainda nesta semana uma homenagem no Palácio dos Bandeirantes.