Na última quinta-feira (12/04), a Prefeitura de Santa Isabel, por meio de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Assistência e Promoção Social e de Assuntos Jurídicos, participou do I Encontro Estadual Paulista de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Epapeti) realizado no prédio do Ministério Público do Trabalho de São Paulo (MPT-SP) localizado na Rua Cubatão, Paraíso – São Paulo.
“Infelizmente o trabalho infantil ainda existe em vários locais do nosso país, estamos trabalhando para que isso não aconteça em Santa Isabel e a participação dos jovens isabelenses é essencial para erradicarmos esse mal”, explicou o Secretário Municipal de Assistência e Promoção Social, Claudinei Shizuya Nagate.
A iniciativa partiu do Ministério Público do Trabalho de São Paulo (MPT-SP) em conjunto com o Comitê Nacional de Adolescentes na Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Conapeti). O município de Santa Isabel garantiu sua presença na discussão sobre o tema com a representatividade dos adolescentes Adolfo Gabriel Camargo da Silva, Giovanna Melo da Silva, Graziela da Silva e Luiz Henrique de Oliveira, a Psicóloga Michele Ribeiro da Cruz e a Advogada Flávia Aparecida Santos.
O evento tem por objetivo estimular e desenvolver as habilidades dos adolescentes de dialogar com o poder público, promovendo um maior engajamento nos assuntos sociais. Essas ações possibilitam a mobilização dos demais jovens da cidade para a criação de grupos que incentivam o protagonismo juvenil local, assim como o encorajamento dos jovens para o conhecimento de seus direitos como preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). No mesmo dia foi formado o Comitê Estadual, composto por adolescentes de diversos municípios e Santa Isabel será representada por Graziela da Silva.
“Além das orientações, também estamos desenvolvendo diversas ações para os jovens, com oficinas culturais, atividades de esporte, qualificação profissional e etc, sempre ocupando o tempo ocioso e dando oportunidade de crescimento social e econômico”, afirmou a Prefeita de Santa Isabel, Fábia Porto.