Pesquisar

Câmara aprova Moção de Pesar pela morte…


Os 18 vereadores presentes na 34ª Sessão Ordinária deste ano, realizada no dia 29 de outubro, aprovaram uma Moção de Pesar pelo falecimento do pugilista José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila. Um dos maiores nomes do boxe brasileiro, Maguila foi várias vezes campeão brasileiro, sul-americano e uma vez mundial na categoria peso-pesado. Ele foi secretário de Esportes em Itaquaquecetuba no ano de 1997.

“Ele foi mais um nordestino que veio trabalhar em São Paulo e teve exito como pugilista. Um lutador, que na década de 90, a gente parava para assistir as suas lutas. Nele, vimos a simplicidade daquele rapaz. Depois esteve em Itaquaquecetuba como secretário e teve familiares que moraram aqui”, disse o autor da propositura, o vereador Luiz Coutinho (Republicanos).

O vereador Cesinha da Associação (PL) lembrou que conheceu Maguila quando ele era secretário em Itaquaquecetuba e contou uma lembrança que tem com ele. “Lembro que ele me pegou e me levantou. Lembro também que muitas vezes acordava de madrugada para assistir as suas lutas. Fica aqui uma lembrança, e um história bonita de vida, de superação. De um rapaz que tinha tudo pra dar errado na vida e se tornou um ídolo do Brasil e do mundo”.

Maguila foi secretário de Esportes em Itaquá no ano de 1997, na gestão do ex-prefeito Toninho da Pamonha. Apesar de ter ficado pouco tempo na pasta, cerca de seis meses, ele iniciou um projeto para criar uma escolinha de boxe no município. O boxeador foi lutador profissional entre 1983 e 2000. Das 85 lutas oficiais, venceu 77, teve sete derrotas e um empate técnico. Sua morte ocorreu no dia 24 de outubro de 2024, aos 66 anos. Ele lutava contra uma doença degenerativa há 15 anos e havia sido internado em uma clínica para tratamento de uma doença chamada “demência pugilística”, causada por repetidos golpes na cabeça.


Créditos:

Mais recentes

Scroll to Top