Na tarde desta quarta-feira (9), o prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues, realizou uma coletiva de imprensa para apresentar o balanço dos cem primeiros dias de seu segundo mandato. Acompanhado do vice-prefeito Rogério Tarento, da secretária de Habitação, Ângela Quirino, e do secretário de Governo, Marcelo Barbosa, Boigues destacou avanços importantes nas áreas de saúde, educação, segurança pública, habitação, além de anunciar um robusto pacote de obras que será iniciado a curto prazo.
Segundo o prefeito, trata-se do primeiro grande pacote de obras para toda a cidade. “Fechamos o primeiro mandato com as contas aprovadas e, depois disso, nos concentramos em fazer esse grande lançamento, com articulações e correndo atrás de investimentos. São obras que já conseguimos, não é promessa”, afirmou.
Um dos principais destaques é o recapeamento asfáltico, que contemplará 112 vias em 19 bairros, incluindo ligações estratégicas como a Estrada do Corredor e a Rodovia Alberto Hinoto, visando garantir mais segurança e conforto para motoristas e pedestres.
Na área de pavimentação, pelo menos 11 ruas receberão intervenções, com atenção especial ao Jardim Canaã, que passará por duas fases de obras. Na primeira etapa, as ruas Jordão, São Luiz e Nova Jerusalém serão pavimentadas; na segunda fase, será a vez das ruas Emanuel, Rio Branco e Franco Montoro.
Além das obras viárias, a cidade contará com novos equipamentos públicos que serão entregues em breve, como a pista de skate da Vila Virgínia, a EMEB Professora Isabeli Garcia Albuquerque (localizada entre os bairros Quinta da Boa Vista e Vila Celeste), e novas unidades educacionais nos bairros Jardim Napoli, Jardim Zélia e Nossa Senhora das Graças.
Outros projetos também estão em fase final e estarão em breve à disposição da população, como o Centro de Convivência da Melhor Idade — com piscina e espaços para atividades —, o Terminal Urbano Manoel Feio, a praça Juscelino Kubitschek, uma pista de pump track no Parque Ecológico, um campo de grama sintética no Jardim Odete e novas áreas de lazer nos bairros Jardim Silvestre e Terra Prometida.
Na saúde, Boigues anunciou a retomada da obra da UBS do Jardim Zélia e informou que as reformas das UBSs do Centro e do Recanto Mônica estão praticamente concluídas. Também foi ressaltada a reforma da unidade de saúde do Jardim Miraí, que passou a ser totalmente acessível, informatizada e climatizada. Além disso, o programa AgilizeSUS já realizou 9 mil exames que estavam em atraso.
Na educação, foram entregues 11.930 kits de material escolar e houve um aumento de 28% nas vagas em unidades de ensino integral. O prefeito também destacou os prêmios recebidos pela rede municipal com o projeto de mediação de conflitos no ambiente escolar.
A segurança pública também foi pauta, com a atuação da Guarda Civil Municipal (GCM) sendo elogiada por ações eficazes no combate ao tráfico de drogas e na contenção de perturbações ao sossego público.
Boigues anunciou ainda um importante investimento da Sabesp, que aportará R$ 1 bilhão em obras de saneamento no município. A expectativa é de que, até 2027, 98% dos imóveis da cidade estejam atendidos com água encanada e que a cobertura da coleta de esgoto alcance 86%.
O prefeito encerrou a coletiva reforçando que os investimentos representam um novo ciclo de desenvolvimento para Itaquaquecetuba. “Estamos falando de obras concretas, planejadas e com recursos garantidos. É o começo de uma transformação real para a nossa cidade”, concluiu.