Itaquá realiza mais um ‘Dia D’ de vacinação contra a pólio e sarampo, neste sábado (1/09)

Itaquá realiza mais um ‘Dia D’ de vacinação contra a pólio e sarampo, neste sábado (1/09)

Itaquaquecetuba terá mais um ‘Dia D’ de vacinação contra a poliomielite e sarampo neste sábado (01/09). A Secretaria Municipal de Saúde informou que na cidade terá dois pontos de vacinação – no Itaquá Garden Shopping e no supermercado Shibata.

De acordo com a pasta de Saúde, estes dois locais são estratégicos por terem grande concentração de pessoas e consequentemente a possibilidade de abranger grande número de imunizações de crianças na faixa etária de 1 ano a menores de 5 anos, sendo este o público-alvo da ação.

O horário de vacinação no sábado será das 10 às 17 horas, no Itaquá Garden Shopping (Est. Gov. Mário Covas com estrada do Mandi, 1.205, Campo Limpo), em que o posto volante estará localizado na administração do local, e das 9 às 17 horas, no Shibata (Rua Piraju, 499, Vila Monte Belo).

Nesta sexta-feira (31/08) seria o último dia da ação, porém conforme a recomendação do Ministério da Saúde será realizado mais este Dia D para alcançar a meta de imunizar 22.200 crianças.  A Secretaria de Saúde de Itaquá reforça a importância em levar as crianças para serem vacinadas, e é recomendado apresentar o cartão de vacinação dos pequenos.

Segundo o Departamento de Vigilância Epidemiológica, a campanha que iniciou de forma antecipada na cidade no dia 4 de agosto, vacinou 14.398 crianças, de acordo com a última prévia divulgada na quarta-feira (29/08). A Secretaria Municipal de Saúde está tabulando os novos dados de quantidade de vacinados.

No município este será o terceiro dia de mobilização, uma vez que já foram feitos nos dias 04 e 18 de agosto, e agora em 1º de setembro.

Segundo o Ministério da Saúde, o sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença.

O órgão federal também informou que a Poliomielite, chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.

ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT
Sidebar