II Jornada Pedagógica em Arujá é abrilhantada com palestra de Leandro karnal

O professor, historiador e escritor Leandro Karnal abrilhantou com palestra na tarde desta segunda-feira, 16, as atividades da II Jornada Pedagógica, realizada pela Secretaria Municipal de Educação de Arujá como forma de capacitar e valorizar os cerca de 1,3 mil profissionais do magistério que integram a rede. O evento aconteceu no auditório da Perfecty Liberty.

Com um magnetismo fora do comum e colocando de forma bem humorada as situações vividas no dia a dia dos professores, desde os bons e velhos tempos do “flanelógrafo”, Karnal, com 40 anos de magistério, deu alguns conselhos práticos e importantes aos profissionais de ensino, que conforme explicou, adotou após os muitos erros cometidos em sua carreira.

“Assim como Jesus sabia bem o que estava dizendo, ao afirmar que os sãos não precisam de médico e sim os doentes, eu constatei só agora na maturidade, que os professores existem para os alunos complicados, ou seja, aqueles que resistem ao ensino, à disciplina e que desafiam o professor. Sem estes não haveria necessidade do professor, pois os que se adaptam aos sistema como crianças organizadas e obedientes não precisam de nós, elas seguem adiante e poderiam alcançar seus objetivos com uma pré-aula e uma pós aula. Já as aqueles alunos que desafiam as regras e a nossa sanidade, estes são os que necessitam do professor e também são aqueles que possuem uma inteligência e um brilhantismo latente, só precisam ser lapidados. Então, temos que buscar estratégias, nos apoiar na criatividade para alcançá-los, e isso vale a pena”, ressaltou o palestrante.

Sempre arrancando risos e aplausos, Karnal deu outro conselho importante aos educadores, a quem considera autoridades numa sala de aula. “O professor não tem partido político e não dá palpites sobre eleição. Ele também não tem religião e nem time de futebol. O professor está acima de tudo isso e será respeitado como tal. Quando algum estudante lhes perguntar em quem votou digam sempre que votaram no melhor, mas que não revelarão o nome porque o voto é secreto”.

E assim falou também sobre a dura jornada que faz com que muitos profissionais se sintam deprimidos ao final de um ciclo. “Não sintam, vergonha de buscar ajuda, afinal só fica deprimido quem trabalha muito e não o contrário. Busque ajuda de profissionais da psicologia ou psiquiatria e fique bem, porque esse sintoma faz parte daqueles que lutam para educar por meio dos livros e dos exemplos de vida”, disse.

Qualidade de ensino

A secretária de Educação de Arujá, Elaine Gentil, saudou a todos os profissionais e destacou a importância da II Jornada Pedagógica para que todos os professores e professoras possam acompanhar da melhor maneira as atividades deste segundo semestre.

Já o prefeito Luís Camargo em seu rápido, mas intenso pronunciamento, agradeceu aos educadores presentes pelo esforço realizado em prol do ensino . “Nossos índices, como o Ideb e outros, revelam o trabalho magnífico que vocês realizam em sala de aula e a dedicação com que abraçam essa missão. Então eu só posso dizer que vocês são maravilhosos, externar minha gratidão pelo trabalho realizado e minhas congratulações pelo Dia do Professor , comemorado no domingo”.

Ele destacou também iniciativas adotadas pela gestão para garantir aos estudantes um desempenho satisfatório, como a entrega de uniformes e kit escolares já no primeiro dia de aula, realização de exames oftalmológicos, de audiometria e parasitológicos, com entrega de medicamentos e óculos. “Tudo isso contribui para que a cidade possa oferecer um ensino de qualidade”, finalizou.

Também participaram do evento a primeira dama Clau Camargo os vereadores Abelzinho, Cris do Barreto, Divinei da Silva, Paulinho Maiolino, Rafael Laranjeira, Reynaldinho , Renan do Barreto e o vice-prefeito Betinho , acompanhado da esposa Aline.

 

Assuntos que você pode gostar