Grafiteiros em Arujá emblezam muro recém construído no Barbosas

No último sábado, 7 de setembro, a cidade de Arujá ganhou uma nova atração artística com a grafitagem do muro recém-construído ao redor do Clube União, situado na Rua Nepomuceno, no bairro dos Barbosas. Esta ação, promovida pela Secretaria Municipal de Turismo, trouxe um vibrante colorido ao espaço, marcado por mais de uma década de espera.

O muro foi reconstruído recentemente pela atual gestão municipal após mais de dez anos de deterioração, um período durante o qual os moradores da Rua João Nepomuceno vivenciaram a ameaça constante do desbarrancamento da via durante os períodos chuvosos. A reconstrução do muro não só solucionou a questão de segurança para veículos e residências, como também trouxe um conforto para os pedestres já que o passeio público pôde ser finalmente restaurado.

A grafitagem foi um esforço para prevenir a pichação e também uma forma de embelezar esse ponto central. Com a participação de grafiteiros locais, o muro transformou-se em uma verdadeira galeria a céu aberto, refletindo a criatividade e a identidade cultural da cidade. A ação é parte de uma iniciativa mais ampla da Secretaria Municipal de Turismo para embelezar e revitalizar vielas, escadões e outros pontos de destaque em Arujá.

Os moradores expressaram satisfação com a obra e a grafitagem subsequente, que não só melhoraram a estética do local, mas também fortaleceram o senso de comunidade e pertencimento. Segundo o secretário de Turismo, Renan Lucena, “A ação foi no sentido de valorizar a rua e tornar a cidade mais bonita e atraente fortalecendo o turismo”.

Tiago Silva Bastos, o popular Skilo, esteve coordenando o grupo de artistas que executou a grafitagem. “Foi um projeto que inicialmente contou com 18 grafiteiros e ao final reuniu 60 pessoas para o trabalho. Foi um número muito bom, porque o muro é amplo e ficou bem preenchido e colorido. Uma iniciativa importante da Secretaria de Turismo, que nos deu toda estrutura, incluindo material, água, alimento e uma ajuda de custo para o trabalho. Entendo que o resultado foi muito interessante para a comunidade e para os artistas, sendo que alguns vieram de cidades vizinhas e também bairros de São Paulo. Arujá está se tornando uma referência regional” afirmou.

Participante do processo, o grafiteiro Vandré Oliveira, conhecido como Dom, do bairro da Penha, em São Paulo, executou um mural de 10 metros de largura que foi concluído no domingo (08). “Eu pinto bastante em São Paulo e meu trabalho tem um estilo surrealista com elementos orgânicos que podem ser vistos neste mural. Mas aqui em Arujá eu também acrescentei um pouco do estilo hi- hop para estar em sintonia com os demais grafiteiros. Fui convidado pelo Skilo e achei que a experiência aqui foi bastante positiva”, concluiu.

Assuntos que você pode gostar