O Ministério das Relações Exteriores confirmou, na última sexta-feira (03), que o governo brasileiro concederá vistos humanitários a afegãos que estão fugindo do regime dos Talibãs. O visto será nos mesmos moldes do concedido a cidadãos haitianos (atingidos por desastres naturais) e sírios (que fugiram da guerra).

Esse tipo de visto tem que ser feito fora do Brasil, em consulados. O mais próximo no caso dos afegãos, está no Paquistão, mas outras embaixadas em localidades como Teerã, Doha e Abu Dhabi também se preparam para conceder os vistos do governo brasileiro.

De acordo com o Itamaraty, idosos, mulheres e crianças terão prioridade na liberação dos vistos e há também um grupo de 270 juízas de direito afegãs (elas correm risco de vida), que pediram ajuda para deixar o Afeganistão que podem dar entrada no documento.

Em nota, os ministérios das Relações Exteriores e da Justiça afirmaram que “a medida reforça o compromisso brasileiro com o respeito aos direitos humanos e com a solidariedade internacional”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, comente
Coloque seu nome aqui