Receita vegana do À Base de Planta aproveita os talos de couve-flor e é opção saborosa para quem adora uma friturinha saudável
Uma moça que adora junk food, uma vez me perguntou “que tipo de porcaria um vegano come?”, insinuando que comida de origem vegetal é sempre saudável. Bem, a resposta mais rápida que me veio na cabeça foi BATATA FRITA! É uma gulodice que une todo mundo, é a opção de bar para veganos compartilharem com os amigos comedores da carne.
Que fique claro: nem todo vegano é fit. Mas, a partir do momento que mudamos a alimentação, as escolhas se tornam mais conscientes. Por isso, aprendemos que, infelizmente, não dá pra viver só de batata frita. Para matar a larica sem “jacar”, criei essa versão com talo de couve-flor e o resultado foi uma saborosa surpresa.
As fritas de couve-flor são empadas com farinha de amêndoas e feitas em óleo de coco, o que significa que também são low carb e sem glúten. Como são veganas, não contém ovos ou lactose.
Se quiser acompanhar mais receitas veganas criativas, siga o perfil do À Base de Planta no Instagram.
Para fazer as fritas de couve-flor, você vai precisar de:
– 1 couve-flor
– 2 xícaras de farinha de amêndoas
– 2 xícaras de água filtrada
– Óleo de coco para fritar
– Sal e pimenta do reino à gosto
Passo a passo:
Para essa receita, vamos aproveitar somente o talo da couve-flor. Então, corte os floretes e os reserve para outra preparação, como a maionese vegana ou a pizza de couve-flor.
Refilei os talos em tirinhas retangulares, como na foto, mas isso é pura frescura para deixar mais bonitinho! Corte como preferir.
Cozinhe os talos de couve-flor brevemente no vapor, deixando al dente. Quando estiver cozido, passe na água fria para cortar o cozimento. Depois, coloque uma xícara de farinha de amêndoas em um prato e a outra xícara em outro prato. Em um deles, acrescente água filtrada aos poucos, até atingir uma consistência líquida espessa. Tempere essa mistura a gosto.
Passe os talos de couve-flor pela mistura líquida, até cobrir toda sua superfície. Caso a mistura esteja muito grossa, acrescente mais água. E se a mistura estiver muito líquida e sem aderência, acrescente mais farinha de amêndoas. O ideal é que farinha grude e cubra os talos completamente.
Em seguida, passe os talos de couve-flor no outro prato com farinha de amêndoas, até que estejam totalmente cobertos.
Agora, cubra o fundo de uma frigideira com óleo de coco bem quente e frite os talos de couve-flor empanados. Assim que dourarem de um lado, vire. Retire do fogo quando estiver todo dourado. Disponha em um papel toalha, para absorver o excesso de óleo. Ainda quente, tempere com sal.
Para acompanhar, eu fiz uma maionese vegana com os floretes que sobraram da couve-flor e acrescentei ervas e muita pimenta. A receita você encontra no Instagram do À Base de Planta.