Na última quinta-feira (2), a Secretaria de Meio Ambiente de Ferraz de Vasconcelos promoveu a oficina pública do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PMGIRS). Essa ação é inédita na cidade e ocorreu na Câmara Municipal.
Com a participação dos moradores, o encontro estimulou sugestões e melhorias de recursos ambientais para combater todas as formas de desperdício, redução de resíduos sólidos e o descarte correto do lixo.
O representante da empresa Líder Engenharia e Gestão de Cidades, Rafael Menezes, destacou a importância da proposta e quais são as tipologias desses resíduos, como industriais, comerciais, residenciais, entre outros. Dessa forma, os diagnósticos visam identificar essas características e propor as medidas necessárias para o avanço sustentável.
O titular da pasta, Moacyr Alves, mencionou a construção do novo Ecoponto e que a municipalidade tem incentivado ações como essas na cidade.
“A construção do Plano significa a evolução do setor ambiental ferrazense, com incentivo e o trabalho de conscientização. Falamos também sobre a saúde dos nossos colaboradores e a manutenção dos veículos de coleta, primordial para o bom desempenho”, afirma Alves.
De acordo com pasta, a próxima etapa será a conclusão dos relatórios oficiais, encaminhados à Câmara Municipal para que, em breve, o PMGIRS seja promulgado como lei municipal.