Ferraz de Vasconcelos terá programação especial do Outubro Rosa

Ferraz de Vasconcelos terá programação especial do Outubro Rosa

O Outubro Rosa será marcado por diversas ações de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e colo do útero. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) realizarão atividades com os pacientes, com as orientações para identificar possíveis alterações nas mamas e sobre os cuidados com a saúde feminina.

As ações visam informar as mulheres sobre os exames de rotina e observar o próprio corpo. Ressalta-se que a Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos conseguiu zerar a fila de espera por exames de mamografia.

A primeira atividade acontecerá no dia 5 com a abertura de uma exposição fotográfica com imagens de mulheres que superaram o câncer e uma mensagem de força e perseverança. No dia seguinte, 6, tem início a programação das UBSs com as palestras que vão ocorrer até o dia 27.

Já no dia 29 está prevista a Caminhada do Outubro Rosa, com uma grande mobilização com concentração na Avenida XV de Novembro às 9h e com percurso na região central sentido Praça do Centro de Convenções.

O secretário de Saúde, Clécio Gonçalves, afirma que o mês é um marco no calendário de ações da rede e que ajuda na conscientização e potencialização de atividades que visam orientar sobre o câncer de mama e colo do útero para que possa haver um diagnóstico precoce da doença. “Temos investido na saúde da mulher ao longo de todo o ano para que possamos dar suporte e corresponder com os pedidos do município. Hoje não temos demanda reprimida para mamografia, algo que nunca havia acontecido antes. E fica o alerta para que as mulheres mantenham os exames em dia e procure a UBS mais próxima em caso de suspeita”, afirmou.

Mais Notícias

Sidebar