A exposição “Câmara de Suzano: de 1949 aos dias de hoje” foi visitada por aproximadamente 2 mil pessoas, público acima do esperado inicialmente. A mostra foi encerrada na manhã de hoje (29), após receber a última turma agendada de estudantes do município, da Escola Estadual Batista Renzi.
A exposição tinha como objetivos resgatar o passado da Câmara, homenagear os personagens que ajudaram a escrever a biografia da cidade e abrir a Casa de Leis para a população. Entre os objetos e documentos que faziam parte da mostra, estava a ata da primeira sessão da Câmara, realizada em 2 de abril de 1949. Havia ainda fotos que traçavam uma linha do tempo do Legislativo suzanense. O público também conferia a Galeria dos Presidentes, com os quadros das fotos dos ex-presidentes da Casa de Leis, e objetos antigos, como máquina de datilografar e câmeras fotográficas.
Aberta ao público em geral, a exposição recebeu, principalmente, estudantes de unidades de ensino públicas e particulares do município. Entre as instituições que visitaram a mostra estão as escolas municipais “Antônio Marques Figueira”, “Manoel Vicente Ferreira Filho”, “Paulo Henrique Barreiros” e “Therezinha Pereira Lima Muzzel”; as estaduais “Geraldo Justiniano de Rezende e Silva, “Luiz Bianconi”, “Professora Luiza Hidaka” e “Sebastião Pereira Vidal”; e as particulares Colégio Lumbini e Faculdade Unisuz. A exposição também foi vista pelos jovens aspirantes da Guarda Mirim e por atendidos pelo Instituto Thadeu José de Moraes.
As visitas a esses grupos foram guiadas e incluíam, além da exposição, um passeio pela sede da Câmara, o Palácio “Deputado José de Souza Candido”. Os estudantes receberam certificados e um exemplar do livreto “Como funciona a Câmara”, que explica o papel da Casa de Leis e dos parlamentares no município.
O presidente da Casa de Leis, Leandro Alves de Faria (PR), o Leandrinho, acompanhou algumas das visitas de alunos à exposição. Ele ficou satisfeito com o sucesso da mostra em seu primeiro ano de realização: “A minha expectativa é que este trabalho tenha continuidade, para contribuir tanto para a preservação da história de Suzano como para abrir as portas da Câmara de Suzano à população, para que aqui seja realmente a casa do povo”, afirmou.
Leandrinho também agradeceu a parceria da Diretoria Regional de Ensino e da Secretaria Municipal de Educação, que viabilizaram a vinda de alunos à exposição, e da Secretaria Municipal de Cultura, que cedeu os expositores para as fotos. “Sem estas contribuições, a mostra não teria alcançado o sucesso que alcançou”, destacou.
A exposição também foi conferida pelo prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PR) e pelos deputados estaduais André do Prado (PR) e Estevam Galvão (DEM); pelo deputado federal Márcio Alvino (PR); pelo secretário de Cultura, Geraldo Garippo; e pela ex-vice-prefeita de Suzano, Viviane Galvão. A mostra ainda recebeu a visita do aposentado Rubens Ferreira Martins, de 86 anos, que foi servidor da Casa de Leis por 27 anos e, por muito tempo, foi o escrivão das atas das sessões.
Abertura
A abertura da exposição, realizada na noite do dia 26 de abril, foi um evento histórico para Suzano e fez parte das comemorações do aniversário de 69 anos de emancipação do município. O evento reuniu cerca de 100 pessoas na sede do Legislativo, entre elas 13 ex-presidentes da Casa de Leis e familiares e representantes de dez ex-presidentes já falecidos. Eles receberam uma placa de homenagem da Câmara de Suzano por sua contribuição ao município.
Entre os presentes estava Pedro Nakamura, de 92 anos, que fez parte da primeira legislatura da Câmara e exerceu sete mandatos como vereador (na primeira legislatura; como suplente na segunda e terceira legislaturas; e na quarta, quinta, sexta e sétima legislaturas). Nakamura presidiu o Legislativo entre 1971 e 1973.