Evento de mobilização em prol do combate ao trabalho infantil será realizado pela Prefeitura de Itaquá, no dia 12 de junho

Evento de mobilização em prol do combate ao trabalho infantil será realizado pela Prefeitura de Itaquá, no dia 12 de junho

A ação é promovida, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, no Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

A Prefeitura de Itaquaquecetuba realizará no dia 12 de junho o evento ‘Mobilização e Sensibilização – Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil’. Serão realizadas atividades, entre elas uma palestra – ‘Não leve na brincadeira, trabalho infantil é ilegal. Denuncie!’.

A ação desenvolvida por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, com organização do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), acontecerá no período das 9 às 12 horas, na capela da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, na Rua Araxá, 141, no bairro Vila Virgínia.

O cronograma do evento começará com a solenidade de abertura às 9 horas e das 9h30 às 9h50, será feita uma apresentação cultural com as crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Itaquá, e em seguida, a atividade será de relatos e experiências com adolescentes no município.

A palestra que vai ser ministrada pela professora e coordenadora do curso de Serviço Social da UNG/Univeritas, Deise Fernandes do Nascimento, acontecerá no horário das 10h10 às 11 horas, e depois ocorrerá mais uma apresentação cultural feita pelas crianças. O evento fará uma pausa das 11h30 às 12 horas e retornará para solenidade de encerramento com a entrega de certificados de participação e distribuição de material informativo referente à prevenção ao trabalho infantil.

De acordo com a coordenadora do Creas, Márcia Chiovitti, a ação conta com a parceria da equipe de busca ativa da Osc – União dos Moradores da Vila Zeferina, que trabalha juntamente com a municipalidade realizando buscas em diferentes locais para identificar o trabalho infantil.

Ainda segundo a coordenadora, é realizado também o Peti – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. “Diante de uma situação de trabalho infantil, é feito a analise do caso e de acordo com as necessidades apresentadas é dado encaminhamento, até mesmo para outros serviços, como saúde, educação, entre outros, para que essa criança e sua família sejam atendidas e acompanhadas”, explicou.

O Creas ressalta também que é considerado trabalho infantil qualquer tipo de panfletagem, serviços domésticos, prostituição, tráfico, exploração sexual ou qualquer atividade que a criança receba uma remuneração para exercê-la.

O telefone para denuncias em caso de trabalho infantil é o Disque 100. No município também podem ser feitas denuncias pelo telefone do Creas 4642-0070.

Mais Notícias

Sidebar