Escola do Legislativo: Inauguração contará com palestra de Mario Cortlella

Escola do Legislativo: Inauguração contará com palestra de Mario Cortlella

A partir de 1º de Junho, a Câmara Municipal de Arujá coloca à disposição da sociedade civil, principalmente da comunidade estudantil, a Escola do Legislativo, um espaço online de aprendizado e aperfeiçoamento que proporcionará vários cursos de interesse geral e que também contribuirá para o aperfeiçoamento dos servidores públicos municipais. A inauguração acontece nesta data, as 18h00 em evento no Auditório da PL, que será marcado por palestra de um dos intelectuais mais prestigiados do país, que é o professor de filosofia Mario Cortella.

A Escola do Legislativo é instituída pela Resolução 394/2023 e tem por base um projeto de lei do vereador Abelzinho, que é também o presidente da Câmara Municipal e do vereador Luiz Fernando de Almeida. Em coletiva de imprensa na manhã de hoje, Abelzinho informou que um dos objetivos desta escola é o de oferecer aos parlamentares, servidores e estagiários, suporte conceitual, capacitação e treinamento sobre a função legislativa e também qualificação para suporte técnico.

“Mas é uma escola para todos os públicos, que queremos capacitar através de cursos diversos que serão desenvolvidos em parceria com várias instituições públicas. Vamos desenvolver ações de educação para a cidadania e difusão cultural visando a aproximação da sociedade das atividades parlamentares, preparando as pessoas para que possam participar efetivamente das ações Câmara, tal como apresentar uma sugestão de emenda ao orçamento do município, ou mesmo compreender o que significa quando os vereadores aprovam um crédito suplementar ao orçamento, por exemplo. Acreditamos que é uma forma de levar a população a participar do dia a dia legislativo”, disse.

Abelzinho também informou que parcerias serão realizadas com as escolas locais, tanto públicas quanto particulares, para incentivar a participação dos estudantes de todas as idades. “A Escola englobará, inclusive o projeto “Vereador Mirim”, de autoria do vereador Gabriel dos Santos, que vem garantindo a visita e a participação das crianças do ensino fundamental para conhecer o trabalho dos parlamentares”, ressaltou.

Co-autor do projeto de lei, o vereador Luiz Fernando comentou que a viabilização da Escola do Legislativo visa dar vez e voz à sociedade. “Qualquer pessoa poderá participar dos cursos oferecidos, que serão gratuitos, e receber seu certificado. Nada impede que uma pessoa realize um ou mais cursos simultaneamente e amplie seu conhecimento” esclareceu.

A Escola do Legislativo leva o nome da vereadora Ana Cristina Poli, educadora bastante popular no município, tendo lecionado nas escolas públicas de Arujá por mais de 30 anos e atuado como vereadora por seis mandatos.
Todas as informações sobre os cursos oferecidos, grade horária e inscrições serão fornecidas através do Site da Câmara Municipal.

Mais Notícias

Sidebar