Em duas horas choveu mais em Ferraz do que todo o mês de janeiro

Em duas horas choveu mais em Ferraz do que todo o mês de janeiro

A chuva que impactou a cidade no domingo, 29, resultou em um acúmulo de 116 milímetros nas duas horas da intensa tempestade. Durante todo o mês de janeiro foram registrados 107 milímetros. Os números mostram a quantidade de água que caiu na cidade em pouco tempo. Houve pontos de alagamentos, 8 quedas de muros e cinco árvores.

Desde o início da tempestade as equipes da Defesa Civil, Serviços  Urbanos, Transportes, Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas, Segurança, Fundo Social de Solidariedade e Comunicação estavam de prontidão atendendo as ocorrências.

Os dois reservatórios de contenção, chamados piscinões, funcionaram em plena capacidade conseguindo segurar cerca de 18 milhões de litros de água, evitando que chegasse um volume maior de água no Centro. As áreas de risco da cidade estão passando por constante monitoramento.

As equipes dos Serviços Urbanos realizaram uma força tarefa com a limpeza das galerias de águas e bueiros que estavam mais prejudicados. Córregos também passaram por retirada de entulhos e lixo descartado de forma irregular.

A prefeita Priscila Gambale percorreu a cidade no domingo e ainda comandou uma reunião com os secretários pela manhã para tratar das ações emergenciais. “Esse é um momento em que precisamos de união para conseguir dar uma resposta rápida à população e agir de maneira preventiva para evitar mais prejuízos. Estamos monitorando as famílias e prestando ajuda a quem precisa”, destacou.

A Secretaria de Assistência Social ofertará uma atenção mais ampliada para as pessoas que procurarem uma das unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) para algum tipo de apoio em caso de falta de alimento devido às chuvas, dando continuidade nas demandas. A pasta está à disposição para quem precisar. Lembrando que o Cras está localizado nos bairros Vila Margarida, Bela Vista, Centro e Parque São Francisco.

De acordo com a Secretaria de Educação, não houve alagamentos ou situações graves nas escolas municipais. Algumas unidades passaram por infiltrações, mas o quadro já está sendo resolvido pela pasta.

Na tarde de ontem (29), o Fundo Social de Solidariedade realizou a entrega de mais de 30 kits de higiene para as famílias atingidas pelas fortes chuvas, além de cobertores, cestas básicas e fraldas infantis. É importante destacar que o órgão também está a disposição para amparar os munícipes neste momento de reorganização.

Mais Notícias

Sidebar