Educadores de Itaquá participam de oficina de teatro do projeto Ecoviver

Educadores de Itaquá participam de oficina de teatro do projeto Ecoviver

Os professores da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti), participaram do ‘Workshop 2 – Oficina prática de teatro’, do projeto Ecoviver, no sábado (19), evento voltado aos educadores das escolas do sistema municipal de ensino participantes da edição de 2018 da ação.

A referida oficina que aconteceu na cidade de Guarulhos, possibilitou aos profissionais presentes vivenciarem diversas atividades práticas como exercício de respiração, alongamento e jogos teatrais. Na oficina de teatro, os professores foram direcionados a desenvolver uma peça de teatro com seus alunos para a mostra na escola, conforme explicou Elaine Lopes, coordenadora pedagógica do Projeto Ecoviver, responsável pela Região do Alto Tietê.

A formação teve como proposta a de que os educadores consigam trabalhar de forma criativa a etapa das mostras na Jornada Ecoviver, uma vez que a partir da jornada, alunos e professores avançam de pesquisa para ações concretas de sustentabilidade e, ao final, criam uma peça de teatro refletindo todo o processo. “As peças de teatro serão apresentadas, na conclusão dos trabalhos, para a comunidade em mostras artísticas gratuitas nas escolasparticipantes. Estimular a criatividade, valorizar a produção dos alunos e incentivar que os mesmos se expressem livremente são alguns dos objetivos das mostras do Ecoviver”, disse a coordenadora pedagógica do projeto.

Para a secretária de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, a mediação de temas como o meio ambiente, pela linguagem artística do teatro é importante: “Possibilita uma aprendizagem significativa na vida de nossas crianças, que de forma prazerosa e lúdica, produzem textos e encenações reflexivas”.

O Ecoviver é viabilizado pela Lei Rouanet do Ministério da Cultura e patrocinado pelo Grupo EcoRodovias. Desde 2006, o projeto atua em escolas públicas e, neste ano, estará presente em 24 cidades, nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná e Rio Grande Sul.

ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT
Sidebar