fbpx
Início Guararema Duas professoras da Rede Municipal de Ensino de Guararema são premiadas por...

Duas professoras da Rede Municipal de Ensino de Guararema são premiadas por práticas inovadoras em 2020

0
250

Apenas três educadores do Brasil serão homenageados no Seminário de Boas Práticas Pedagógicas Resultados que Transformam

Duas professoras da Rede Municipal de Ensino de Guararema serão premiadas no Seminário de Boas Práticas Pedagógicas Resultados que Transformam, organizado pela Editora Moderna, que tem como objetivo reconhecer e valorizar os profissionais da educação que desenvolveram práticas inovadoras no ano desafiador de 2020.

Para participar e enviar suas práticas, as educadoras tiveram que utilizar os recursos didáticos impressos e digitais do SET Brasil, em 2020, e compartilhar práticas inovadoras adequadas ao novo contexto educacional.

Ao todo, apenas três professores de todo o Brasil serão premiados, incluindo as duas educadoras de Guararema: professora Ana Karla Fioratti Cavinatti, que em 2020 atuou na Escola Municipal Professora Célia Leonor Lopes Lunardini, e a professora Bruna Luíza Dias dos Santos, que atou na Escola Municipal José Donizete de Paiva no mesmo ano.

O projeto “Inclusão digital na educação especial, uma prática possível”, desenvolvido pela professora Ana Karla, evidenciou a necessidade de repensar as práticas, começando pelo livro didático da Editora Moderna (SET Brasil). A professora encontrou nas publicações várias atividades que poderiam ser adaptadas para permitir a participação do estudante em aulas virtuais realizadas com a turma na plataforma virtual Google Meet. Nestas oportunidades, as propostas sugeridas eram as mesmas para o grupo, porém, respeitando habilidades específicas para o seu aprendizado.

“Como professora, ao participar de todo esse processo de aprendizado e acompanhar o progresso dos estudantes, entendo que o educador sempre deve estar pronto para mudanças, enfrentando e superando os desafios e os obstáculos que surgem no âmbito escolar. Todos os alunos, com ou sem deficiência, têm a oportunidade de conviver e aprender juntos”, afirma Ana Karla.

Já a professora Bruna Luíza será premiada com o projeto “Brincadeira de roda”, cujo tema foi inspirado na unidade “Eu Brinco”, do livro SET Brasil da Editora Moderna, que previa a expressão dos estudantes por meio da linguagem plástica. A partir da observação de imagens e reflexão acerca do tema da unidade, os alunos foram incentivados a construir sua própria brincadeira de roda.

“A partir do desenvolvimento do Projeto Escola de Arteiros e a BNCC, da Escola Municipal José Donizete de Paiva, relacionei a prática pedagógica às dez competências gerais da BNCC, por meio da apreciação das obras do Artista Plástico Ivan Cruz, retomando os conceitos interdisciplinares do material SET Brasil, relacionando-os a uma competência da BNCC”, explica Bruna.

Ainda de acordo com a professora Bruna, o projeto proporcionou a todos melhora no engajamento e estreitamento dos laços com a família, colaborando para a melhoria dos aspectos emocionais das crianças.

As melhores propostas inscritas no projeto participarão do evento virtual, em 8 de abril, compartilhando seu trabalho com educadores de todo o Brasil,  ocasião em que acontecerá a premiação. O evento contará com a palestra “professores transformadores: o desafio da docência em 2021”, ministrada pelo escritor Pedro Bandeira.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, comente
Coloque seu nome aqui