Despontando como a grande novidade da programação de aniversário de Arujá, o Desfile Ecológico, organizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em parceria com outras pastas, tem como objetivo resgatar tradições, difundir a educação ambiental e principalmente, despertar nas novas gerações o orgulho e a responsabilidade de viver na Cidade Natureza. O desfile está previsto para o próximo dia 04, as 08h30, na Praça do Coreto e vai contar com a participação de várias fanfarras e bandas, escola de samba também stands para a divulgação de projetos sustentáveis de empresas locais.
Com um entusiasmo contagiante, Andreia Assis, secretária do Meio Ambiente, antecipou ao Jornal de Arujá os pontos principais da programação, que será aberta pela Fanfarra da Guarda Mirim e que contará também com a Ecofanfarra composta por estudantes da E.M. Zilda Arns, do Mirante, que vem sendo treinados pelo maestro Ulisses. “Estas crianças do 4º e 5º anos vão se apresentar com instrumentos musicais com materiais recicláveis e os ensaios mostram o quanto a escola toda está entusiasmada com este projeto da Ecofanfarra, que é algo que agora vai crescer com a cidade”, revela.
Ela ressalta que o figurino destas crianças também será feito com materiais recicláveis e que buscou ajuda entre empresas parceiras para viabilizar todos os materiais necessários para instrumentos, roupas, acessórios e até o figurino das misses, que será feito por um estilista de Santa Isabel com tecidos reciclados. “Vai ser algo muito bonito de se ver, e que vai nos ensinar que quase tudo pode ser reciclado se tivermos esta consciência de preservação ambiental”, acrescentou, informando que integrantes das várias modalidades do projeto Viva Esporte também irão abrilhantar o Desfile Ecológico com seu figurino esportivo idealizado para a ocasião.
Corporações Musicais
Outras atrações devem contribuir para tornar marcante este evento inédito em Arujá, como a participação da fanfarra FAMA de Atibaia, campeã nacional nesta categoria, Banda Marcial de Itaquaquecetuba, que vem sendo um dos grandes destaques do Estado de São Paulo, Banda Marcial de Santa Isabel e a bateria de uma escola de samba de São Paulo, que fará evoluções durante o evento.
“Já temos confirmação também da participação da Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que é uma referência e vai enriquecer muito a nossa programação”, adiantou Andreia Assis.
E por fim, o evento contará com vários estandes de exposição que mostram produtos e atividades de empresas da cidade, como a Renova, que buscam valorizar o meio ambiente com seus projetos sustentáveis.