Nesta terça-feira, 3, a Defesa Civil ofereceu um treinamento para o Plano de Abandono para parte dos alunos e funcionários da EMEB. Vereador Augusto dos Santos, no Parque Ecológico. A atividade foi realizada com objetivo de preparar a unidade escolar para um simulado de situações reais, com o objetivo de promover o trabalho preventivo de orientação e preparação para casos em que seja necessária a evacuação do prédio.

Por se tratar de um projeto piloto, a iniciativa começou pela unidade escolar do parque e no futuro poderá ser realizada também nas demais escolas municipais e estaduais. Cerca de 20 alunos participaram da ação comandada pelo agente da Defesa Civil, Lucas Augusto.

“Nós apresentamos hoje a teoria do plano de abandono, que é à saída de uma edificação com número alto de pessoas. Fizemos o passo a passo com um simulado breve, onde escolhemos um aluno monitor, que ficou responsável por direcionar os demais alunos até o ponto de encontro. Esse aluno precisa se posicionar a frente dos colegas e quando o professor da o sinal ele guia a turma até o ponto indicado. Quando há um cadeirante na turma, este segue pela lateral da fila sendo levado por outro aluno”, explicou o agente.

Dadas as instruções para esse grupo de alunos, o agente avisa qual será o próximo passo. “Vamos marcar um simulado agora com toda a escola, onde utilizaremos o caminhão da Defesa Civil e usaremos fumaça para deixar o cenário mais real”.

Quem gostou de participar do treinamento foi a Maria Eloá, de 10 anos. “Eu achei super legal, não podíamos correr para não atrapalhar os colegas e nem tropeçar. Estou ansiosa para o simulado”, comentou.

O Guilherme, de 10 anos, seguiu corretamente as instruções durante a atividade e ajudou a colega cadeirante a se locomover pelo o trajeto. “Tive que andar ao lado das pessoas que estavam na fila e com calma”, descreveu o aluno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, comente
Coloque seu nome aqui