Coordenadores Pedagógicos participam de Formação Continuada sobre Educação Matemática nos Anos Iniciais

Coordenadores Pedagógicos participam de Formação Continuada sobre Educação Matemática nos Anos Iniciais

A ação deu início ao ciclo de formações continuadas organizada pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti), realizou nesta terça-feira (13), por meio do Departamento de Coordenadoria Pedagógica uma formação para os coordenadores pedagógicos do sistema municipal de ensino, direcionada à área do conhecimento da Matemática, tendo por base os livros didáticos Educação Matemática nos Anos Iniciais- Emai. A ação deu início ao ciclo de formações continuadas organizada pelo setor e foi realizada nas dependências da EMEB Professor Paulo Nunes.

Partindo-se do questionamento: ‘Como ensinar e aprender Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental?’, as reflexões pedagógicas foram colocadas e ao analisar o modo como os alunos aprendem e, em particular, como é ensinado Matemática.

O encontro teve por objetivo levar conhecimento aos profissionais das escolas municipais da estrutura do Projeto Educação Matemática nos Anos Iniciais – EMAI (Elaborado pela Secretaria de Educação do Governo do Estado de São Paulo), e apresentar possibilidades de encaminhamentos metodológicos direcionados à prática pedagógica dos professores dos Anos Iniciais com a utilização do EMAI, compreensão da Concepção da Trajetória Hipotética de Aprendizagem (um dos norteadores do EMAI) e direcionar os estudos do coordenador pedagógico e professores sobre a Educação Matemática nos Anos Iniciais que será realizado em horário de trabalho pedagógico nas unidades escolares.

A Semecti buscou parcerias e estendeu um convite ao professor Oziel Albuquerque, colaborador dos estudos e pesquisas do EMAI, participante do grupo de Referência de Matemática – GRM e Diretor de Educação Básica da Escola Sérgio Simão de Suzano, por meio do Departamento de Coordenadoria Pedagógica. O professor falou sobre sua participação na elaboração do EMAI, analisou atividades de alunos da rede trazendo as hipóteses levantadas pelas crianças a partir de cada resposta explicitada nas atividades. De acordo com ele, o professor não ensina Matemática, ele proporciona meios para reflexões e desenvolvimento dos saberes lógicos.

O Projeto “Educação Matemática nos Anos Iniciais” – EMAI compreende um conjunto de ações que têm como objetivo articular o processo de desenvolvimento curricular em Matemática, a formação de professores e a avaliação, elementos chave de promoção da qualidade da educação. Segundo a diretora do Departamento de Coordenadoria Pedagógica Eliana S. dos Santos, a proposta de trabalho com o material, facilita uma organização do trabalho docente de forma a considerar o letramento base fundamental de uma aprendizagem significativa, onde professor e aluno são valorizados na construção do conhecimento.

A secretária de Educação Verônica Cosmo Barbosa, agradeceu a participação de todos. “A proposta da capacitação é que ela sirva de base para estudos, reflexões e discussões a serem feitas entre os pares da escola, o coordenador e a equipe gestora, em grupos colaborativos nos quais sejam analisadas e avaliadas diferentes propostas de atividades sugeridas”.

Mais Notícias

Sidebar