Com uma solenidade bastante simples, que contou com a presença do prefeito Luís Camargo, do vice Betinho, vários vereadores e secretários municipais além, é claro, da presença maciça do público, o Espaço Gourmet, polo gastronômico da Avenida Amazonas, foi inaugurado ontem e já está em pleno funcionamento.
A boa distribuição do espaço físico, que garante uma acomodação excelente para o público de cada um dos 19 quiosques, foi bastante elogiada, assim como a organização e iluminação especial que tornou o ambiente bastante agradável e mais seguro. “Achei simplesmente maravilhoso, um local organizado, higiênico, onde a gente se sente confortável”, comentou Aparecido Ribeiro, o Magrão, que junto com a esposa foi um dos primeiros clientes no quiosque do pastel.
Em sua fala durante a inauguração, o prefeito falou sobre a importância deste investimento no comércio e por tabela no desenvolvimento social. “A Avenida Amazonas passou por um amplo processo de revitalização e vem atender à expectativa de desenvolvimento de um município que está deixando de ser cidade dormitório e que detém a menor taxa de desemprego do Alto Tietê. Foi um amplo trabalho feito por meio da nossa Secretaria de Desenvolvimento Econômico junto aos comerciantes para tornar realidade um antigo desejo deles de poder trabalhar num local adequado. Com isso, nós também fomentamos o desenvolvimento no entorno do Espaço Gourmet, onde estamos vendo a instalação de vários outros comércios, como docerias, sorveterias, entre outros”, disse Camargo agradecendo o total apoio dos vereadores ao projeto.
Parceria público privada
Ao jornal, o prefeito Luís Camargo afirmou que a gestão do pólo gastronômico da Avenida Amazonas será 100% da Associação dos Comerciantes, que deve atender a uma série de normas que foram amplamente debatidas e consensuais. “Esses espaços não podem ser sublocados, e os responsáveis pelos quiosques não podem mudar seu ramo de atividade. Todos têm horário para iniciar e horário máximo para fechar, enfim uma série de exigências legais que eles terão que atender e nós vamos exercer a fiscalização através da vigilância sanitária e outros órgãos. Além disso, as concessões tem prazo de duração”, informou.
Sobre comerciantes que não conseguiram se habilitar para os quiosques, o prefeito informou que “Nós abrimos de forma muito democrática a possibilidade de todos se cadastrarem, foram dois meses estudando propostas porque precisávamos ter certeza de que quem locou o espaço tem condições de explorar a atividade proposta. E também temos uma lei que cuida do serviço ambulante e ela também teve que ser priorizada nesta seleção. Tem que ser morador da cidade, não pode ter outro comércio, como acontecia antigamente de pessoas terem mais de um trailler na Avenida e ainda ter um outro comércio. Aqui o que buscamos foi prestigiar aqueles que mais precisam e que não têm outra fonte de renda e que tenham condições de realizar um bom trabalho. E tudo isso foi discutido às claras nas inúmeras reuniões que tivemos com os comerciantes”, disse.
Camargo afirmou que os outros comerciantes não contemplados com a atividade nos quiosques e que tenham direito ao alvará de ambulante eles vão ser alocados em pontos estratégicos da cidade. “ A Secretaria de Desenvolvimento Econômico juntamente com a Secretaria de Governo estão cuidando disso, buscando a realocação dos mesmos em pontos estratégicos que comportam estas atividades”, concluiu.
Homenagem
Fulvia Domingues da Silva Simmette, representante da Associação dos Comerciantes, fez uma homenagem o prefeito e agradeceu seu empenho em tornar realidade o sonho que eles acalentavam há muito tempo. Ela também agradeceu ao empenho dos secretários José Carlos e Rogério da Padaria que foram sempre acessíveis e prontos a prestar toda assessoria técnica.
Ao jornal, Fulvia declarou que a Associação dos comerciantes do polo gastronômico da Avenida Amazonas conta, além dos 19 comerciantes que operam os quiosques , com a participação de outros comerciantes. “Isso porque este Espaço Gourmet vai impulsionar todo o entorno da Avenida Amazonas. Estamos todos muito felizes e acreditando que será excelente para o comércio em geral e muito bom para nossa população”, disse.
Turismo gastronômico
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Carlos Santos, o Espaço Gourmet ilustra o esforço da atual administração no sentido de gerar emprego e renda. “Aqui nos tínhamos empreendedores trabalhando de forma precária, por meio de trailers, e o nosso prefeito transformou esse local, promoveu uma nova condição de atendimento com toda infra-estrutura e com isso promoveu condições para a geração de emprego e renda , além de um ponto de encontro bastante adequado para nossa população”, disse.
Ele adiantou que dentro de aproximadamente 30 dias a Prefeitura deverá fazer a entrega da Vila Gastronômica, na região da Vila Pedroso. “É um conceito diferente porque é um local onde se concentram vários restaurantes, mas assim como o Espaço Gourmet da Avenida Amazonas, é um polo comercial que vai impulsionar o turismo gastronômico em Arujá”, concluiu.