Com expansão no Alto Tietê, Inácio Cattani projeta nova era com o cooperativismo financeiro

Sicredi inaugura maior agência  do Alto Tietê em Itaquaquecetuba

Nascido em Santa Helena, no estado do Paraná, Cattani, já atuou nas agências do Sicredi Vanguarda, Jacareí (SP); Sicredi Medianeira, Medianeira (PR) e Sicredi Aliança, em Marechal Cândido Rondon (PR). Hoje, com 53 anos de idade, destes 30 anos dedicados ao cooperativismo de crédito, Cattani, é diretor executivo da Sicredi Progresso (PR/SP- Alto Tietê).

Em entrevista ao Jornal de Itaquá, o executivo detalha parte do planejamento do Sicredi na região do Alto Tietê e comenta as expectativas para a nova unidade da cooperativa em Itaquaquecetuba.

– Sobre a escolha por Itaquaquecetuba

Notamos que o município de Itaquaquecetuba tinha a necessidade de dar a população um atendimento mais humanizado aos clientes das instituições financeiras. É possível ver ir com mais clareza ao passar em frente a diversas agências bancárias comuns, onde presenciamos filas enormes e horas de espera por um atendimento. Com a chegada do Sicredi na cidade, queremos proporcionar produtos adequados aos nossos associados e um atendimento que ele mereça, digno de muita atenção, acolhimento e respeito. Percebemos que temos uma energia muito positiva em Itaquá para crescer ainda mais.

– A identificação do Sicredi em investir  no Alto Tietê

O cooperativismo de fato começou no Rio Grande do Sul, onde é muito forte até hoje, e nos últimos 20 anos vem dando sinal de crescimento e evolução fantástico. Assim, foi solicitado a central que atende o estado de São Paulo, para que pudéssemos fomentar o cooperativismo de fato no estado e, assim, foi a região do Alto Tietê escolhida para de fato desenvolver e trazer o sucesso do cooperativismo, assim como temos da região Sul do país.

Como você enxerga que o modelo de cooperativismo financeiro supero o modelo bancário convencional?

Eu sempre procuro frisar as pessoas que o Sicredi não é um banco, e sim uma cooperativa de crédito que oferece os serviços que um banco comum só que alguns diferenciais. Ou seja, se tornando um associado, o cooperado terá a sua disposição mais de 300 produtos e se torna dono desse empreendimento e não os banqueiros como em bancos comuns. Vale destacar também que no Sicredi, todos os recursos financeiros gerados em sua área de atuação nela permanece, além claro, que um atendimento humanizado que os nossos colaboradores oferecem e conforto em nossas agências.
O objetivo financeiro da cooperativa não é lucrar. Geramos um resultado suficiente para pagar suas contas, colaboradores, entre outros, e se tivermos um resultado suficiente, que chamamos de sobra, distribuímos aos nossos associados, que foi o que aconteceu nos últimos anos.

– Como se tornar um associado?

É possível se tornar um associado sendo pessoa Física ou Jurídica, de pequeno, médio e grande porte, para isso, basta possuir uma renda. O futuro associado será direcionado a abrir uma conta corrente e uma cota capital, onde se tornará dono e, então, possuir todos os direitos e deveres de operar sua movimentação financeira junto com a instituição.

– Quais as próximas cidades que serão contempladas com o Sicredi?

Somente no estado de São Paulo, são 40 inaugurações previstas, destas a recém inaugurada em Itaquá e outra em Guararema, prevista para julho desse ano. No inicio de 2019, devemos ter mais uma agência na nossa área de atuação, porém, ainda sem local definido.

Há previsão de vagas de emprego na região com a chegada de novas agências Sicredi?

Sim. Acredito que a chegada do Sicredi na região irá movimentar muitas vagas de emprego. É importante destacar, que fazemos questão de dar empregos as pessoas da região por conhecerem bastante o município onde está instalado a cooperativa.

– Itaquaquecetuba é uma cidade com vocação industrial e comercial. Como chegar a esses empresários?

Temos linhas de crédito com taxas de juros muito mais baratas e mais acessíveis. Outro diferencial, é que oferecemos consultoria para os nossos associados, ou seja, fazemos um levantamento completo da empresa para sabermos até onde podemos chegar e fazer o endividamento, como fazer capital de giro e juros, para saber se vale a pena ou não fazer aquele empreendimento. Não vendemos a qualquer preço, queremos cuidar desses comerciantes.

– Por fim, deixe uma mensagem aos associados de Itaquaquecetuba que acabam de ganhar esta nova agência.

Convido a todos a conhecerem nossa agência Sicredi e conversem com todo o time de colaboradores da associação. Eu sempre digo, a instituição financeira de Itaquaquecetuba vai ser do tamanho que a comunidade quiser.

Mais Notícias

Sidebar