Realizada no domingo (24) a Caminhada do Outubro Rosa levou para a Avenida Mário Covas cerca de setecentas pessoas de todas as idades. O objetivo foi o de enfatizar a importância da prevenção ao câncer de mama, conscientizando as mulheres quanto à necessidade do exame corriqueiro das mamas, que deve ser feito em casa, bem como a mamografia, que é essencial para o diagnóstico de possíveis alterações.

 A doença também pode afetar os homens, mas estatísticas do Instituto Nacional do Câncer mostram que para cada ano do triênio 2020/2022 devem ser diagnosticados no Brasil 66.280 novos casos de câncer de mama, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

Idealizadora da Caminhada do Outubro Rosa em Arujá, a ex-vereadora Lúcia Ribeiro, que este ano contou com a parceria do Jefferson dos Corredores de Arujá, se disse gratificada pela adesão de várias entidades de saúde e comércios locais ao evento, bem como pela animação inegável de todos as participantes. A programação contou também com o apoio da Prefeitura de Arujá.

“Depois de um ano sem a realização por conta da pandemia, parece que as pessoas estavam ainda mais entusiasmadas pela retomada. Este ano, para atender aos protocolos sanitários optamos por fazer a caminhada na Avenida Mário Covas e tudo correu muito bem, inclusive nos permitindo reunir algumas tendas de serviço, como a tenda da mastologia, onde o Mastologista Dr. Luiz Davi esteve dando orientações e esclarecendo dúvidas do público e a tenda da massagem do SPA. Também tivemos participação da Clínica Climma, que efetuou sorteio de 30 vouchers para que as mulheres possam realizar mamografia, Papanicolau e uma consulta com a equipe de oncologista do Dr. Moisés”, adiantou Lúcia.

Ela também agradeceu grupo de staffs, que são corredores de Arujá e que deu suporte ao evento, bem como ao supermercado Styllus, que cedeu frutas para manter o público alimentado além de ajudar na estrutura do evento. Para manter o público hidratado a Drogalis cedeu copos de água e o Lions Clube que distribuiu um kit lanche para as pessoas que trabalharam no evento. Além disso, a Secretaria de Cultura disponibilizou o caminhão palco, e uma equipe de professores de diversas academias animou o evento com zumba e Fit dance, o que foi muito produtivo para o público, que se movimentou com bastante ritmo.

Outro detalhe do evento também foi a coleta de alimentos não perecíveis para serem doados ao Fundo Social de Solidariedade, visando atender às famílias em situação de vulnerabilidade. A primeira dama Clau Camargo esteve prestigiando a programação e se disse muito grata pela doação da grande quantidade de gêneros alimentícios durante a corrida e caminhada.

Para Lúcia, apesar da chuva, a corrida e caminhada foi das mais participativas e atendeu ao seu objetivo. “Fico muito feliz também porque estamos num momento bom do município, graças ao bom trabalho da Secretaria de Saúde, que com apoio do prefeito Luís Camargo, garantiu que fosse zerada a fila de espera da mamografia, então as mulheres que já estão conscientes quanto à necessidade de realizarem o exame, podem procurar as Unidades Básicas de Saúde e agendar o seu exame sem ter que aguarda uma eternidade pelo resultado”, concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, comente
Coloque seu nome aqui