A segurança da população arujaense está sendo reforçada com a ampliação do efetivo da Guarda Municipal. Os 24 novos GCMs, devidamente capacitados para a realização de suas atribuições, foram apresentados na manhã desta segunda-feira(11) pelo prefeito Luis Camargo e pelo secretário de Segurança Washington Luis Adami em solenidade no auditório do Parque dos Ipês. Na ocasião a Prefeitura entregou 03 viaturas novas à corporação para a realização do patrulhamento.
O secretário Washington Adami falou sobre o grande desafio de manter a cidade segura.”Hoje, celebramos mais um passo em direção à proteção da nossa comunidade. A cada dia, Arujá cresce e evolui e a presença dos novos guardas representa o contínuo compromisso do trabalho de manter o ambiente seguro, para todos os nossos cidadãos e os visitantes”, comentou”.
Sobre a frota foi informado que a GCM já contava com 20 veículos de atuação, entre bases móveis, viaturas de patrulhamento, motos, entre outros. Dois dos novos veículos foram adquiridos com recursos próprios municipais e uma contou com emenda do secretário de Turismo do governo do estado, Roberto de Lucena (na época deputado), e contrapartida da Prefeitura.
Por sua vez, o prefeito Luís Camargo comentou sobre o investimento na área: “A segurança faz parte de um tripé importante do nosso governo, quando assumimos, que foi um pedido da população durante anos e agora estamos aqui conseguindo atender. Com esse aumento do efetivo da GCM, conseguiremos atuar ainda mais na proteção dos arujaenses”, discorreu o chefe do Executivo Municipal.
Ele ressaltou também o reforço do monitoramento. “Nada entra na cidade, nem sai dela, sem que tudo seja registrado e analisado por um policial militar e dois GCMs. Há 19 câmeras OCR (Optical Character Recognition) em oito pontos estratégicos de muralhas eletrônicas e outros 40 radares inteligentes para captar dados de veículos em circulação, fazendo a leitura automática de placas, cor e modelo e mais 130 câmeras nas vias com inteligência artificial, reconhecimento por metadados e facial, além das que estão sendo incorporadas, totalizando hoje mais de 400 câmeras.
Agradecendo o trabalho dedicado da corporação, Camargo ainda informou que “O projeto de reestruturação da Guarda, que é de autoria do Executivo, também já foi aprovado em primeira discussão e votação na Câmara Municipal, que tem dado todo o apoio à propositura, e objetiva melhorar as condições de trabalho e progressão de carreira da GCM arujaense”.
O evento também contou com a participação do vice-prefeito Betinho, da titular da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Arujá, Regina Campanelli, GCMs e o comandante da 3ª Cia de Polícia Militar Anderson Pelegrini. O Legislativo foi representado pelos vereadores Abelzinho, Cris do Barreto, Divinei, João Luis, Luis Fernando, Jenilson da Moto, Reynaldinho, Renan de Arujá e Samoel Maia.