Instituição foi reconhecida como melhor instituição de crescimento e melhor agente de fomento
O Sebrae foi um dos destaques do Startup Awards 2k23, premiação considerada como o “Oscar” das startups brasileiras, com a conquista de duas categorias: Instituição de Crescimento e Agente de Fomento do Ano. Promovido pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups), o Startup Awards contemplou 14 categorias durante a Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo (Case), no dia 23, em São Paulo.
Em 2022, o Sebrae for Startups, iniciativa do Sebrae para acelerar startups do Estado de São Paulo, foi premiado como a maior aceleradora do País. Na edição de 2023, a dinâmica foi diferente e envolveu três fases. A Academia do Startup Awards indicou dez instituições em cada categoria. Uma votação pública escolheu o Top 3 e a decisão final retornou aos especialistas da Academia.
O gerente da Unidade de Economia Criativa e Startups do Sebrae-SP, Guilherme Arradi, reforça que o Sebrae for Startups foi decisivo para a conquista do prêmio. Isso porque a iniciativa é responsável por cerca de 20% de todas as startups atendidas no Brasil: 1,5 mil em 2023.
“A premiação é a soma de esforços entre colaboradores e parceiros e mostra que estamos no caminho certo em busca do fortalecimento do ecossistema e de resultados diretos para os empreendedores. Uma prévia do relatório de impacto mostra que o aumento do faturamento das startups atendidas foi de 40% em 2022 e de 90% no primeiro semestre de 2023”, ressalta Guilherme Arradi.
O relatório aponta ainda que 31% das startups atendidas pelo Sebrae for Startups são fundadas por mulheres e 27% por pessoas negras, o que demonstra crescimento da diversidade dos programas. Outra informação relevante é que cerca de 60% das startups foi fundada após a pandemia e provenientes de mais de 250 cidades.
E quando falamos de investimento, cada startup atendida recebeu, em média, R$ 890 mil, sendo que 49% desses valores foram provenientes de investidores-anjo e aceleradoras.
Startup Awards
A premiação é considerada a mais representativa do ecossistema brasileiro de startups e inovação e existe para prestigiar os agentes mais importantes do ano no cenário de empreendedorismo digital brasileiro.
A categoria Instituição de Crescimento é voltada para incubadoras e aceleradoras de startups que ajudam novos negócios cuja principal característica é a oferta de produtos e serviços no mercado com significativo grau de inovação, aporte financeiro e rede de contatos com outros empreendedores. Já a categoria Agente de Fomento do Ano inclui instituições focadas em estimular o crescimento dos negócios, podendo ser por meio de liberação de recursos, mentorias, programas de fomento e soluções tecn