A Prefeitura de Arujá e a Secretaria Municipal de Assistência Social entregaram, na quinta-feira (16), certificados de conclusão da primeira etapa do programa Prospera Família, em parceria com o governo do estado. O prefeito Luís Camargo, a secretária municipal de Assistência Social Marina Bernardo da Costa Antônio, a secretária-adjunta da pasta, Juliana Souza, o coordenador estadual do programa Danilo Erly e demais representantes entregaram diplomas a 187 beneficiárias que concluíram a fase, que envolveu tutoria e Desenvolvimento Humano.

A próxima etapa, que se inicia em janeiro com a mesma turma, será com a realização de cursos de capacitação, já que o objetivo do Prospera Família é propiciar oportunidades para emancipação social e financeira a famílias monoparentais (sustentadas por um pai ou uma mãe). No caso de Arujá, todas as beneficiárias são mulheres. Fabiana Ferreira representou todas as beneficiárias e estiveram presentes ainda da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDS) Edson Silva, da Coordenadoria de Ação Social, e João Francisco Resende, da Coordenadoria de Gestão Estratégica.

O prefeito enfatizou a importância do programa e seu respeito às participantes. “Parabéns às 187 mulheres guerreiras, chefes de família, que receberam o certificado de conclusão da primeira etapa do programa. Tenho certeza que daqui vão sair 187 futuras empreendedoras e externo meu profundo respeito por todas. Quero agradecer também à Secretaria de Assistência Social de Arujá, à secretária Marina Bernardo, à secretária-adjunta Juliana de Souza Daniel e a todo o time de colaboradores nossos, além do governo do estado”.

Sobre a participação das beneficiárias: “Através do retorno que as beneficiárias nos dão, conseguimos ver que o objetivo do programa em si foi cumprido, que é ajudar elas a se sentirem pertencentes socialmente, fortalecendo vínculos com os tutores e até mesmo entre elas, criando essa rede de apoio”, disse a secretária Marina

Sobre a segunda etapa do programa (Capacitação/Cursos Técnicos): “Esse momento de celebração foi superimportante para elas. Foi o momento de fechamento desse primeiro ciclo e muitas disseram estar super empolgadas para iniciar essa segunda etapa, que será a introdução aos cursos, com o fechamento desse primeiro ciclo”, afirmou Juliana Souza.

Mensagem de incentivo às beneficiadas do Programa Prospera Família: “Apesar das dificuldades que possam vir a surgir nesse processo, que todas contem sempre com toda a equipe da Assistência Social, tanto os tutores quanto a coordenação municipal e estadual do programa Prospera Família, que nós vamos estar com vocês nessa caminhada, e que não desistam porque são todas capazes”.

 

Prospera Família:

Programa da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado criado para proporcionar a capacitação profissional e inclusão social para famílias em situação de vulnerabilidade e monoparentais (famílias compostas com apenas um dos responsáveis, seja a mãe ou o pai). Além disso, essas famílias também devem ter pelo menos uma criança de 0 a 6 anos como dependente e renda familiar de até R$ 89 por pessoa. Arujá é um dos 23 municípios contemplados com o programa, compromisso firmado no dia 17 de fevereiro de 2021, quando Luís Camargo, Prefeito de Arujá, assinou o termo de adesão ao programa.

Etapas do Programa:

Ao longo de 10 meses, cada responsável familiar participará de até duas atividades por semana, com duração média de 2 horas cada, sobre temas conforme cada momento da jornada estratégica, sempre acompanhados de seus tutores através das 3 principais etapas do programa, são elas: Elaboração do Projeto de Vida, onde se faz o planejamento futuro social e econômico; Capacitação com cursos técnicos para o trabalho; e na etapa final, o incentivo financeiro e introdução ao empreendedorismo, com o objetivo de emancipar as famílias beneficiadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, comente
Coloque seu nome aqui