Depois de visitar unidades como o Pronto Atendimento Central, PAM Barreto, Nasf e outras unidades de saúde do município que passaram a ser atendidas com wi-fi gratuito para os pacientes, o vereador Luiz Fernando Almeida se disse satisfeito com a boa execução da medida, que foi assegurada por uma emenda impositiva de sua autoria para esta finalidade específica. Graças ao recurso destinado pelo vereador no orçamento municipal, todas as unidades de saúde da cidade passaram a ofertar esse conforto aos pacientes, garantindo que possam se comunicar com familiares, assistir um vídeo, ou acompanhar informações de seu interesse via internet.
De acordo com Ivan Tobias, funcionário da Secretaria Municipal de Saúde na área de TI, a emenda de R$ 50 mil destinada pelo vereador para a instalação dos links de internet com wi-fi livre para o público foi de suma importância. “O recurso não apenas atendeu a necessidade financeira dando um start para esse benefício, como nos fez ter um olhar mais profundo para esta necessidade. Depois que o valor chegou para a Pasta da Saúde nós fizemos um estudo mais aprofundado e complementamos o recurso para a implantação do wi-fi que seria destinado inicialmente apenas para as três unidades principais como a Maternidade, P.A Central e PAM Barreto e implantamos também nas outras unidades, como o Caps e o Nasf”.
Tobias revelou ao Jornal que a rede de internet é acessível a todo e qualquer paciente bastando apenas que ele acione o QR Code, que está impresso em cartazes visíveis em todas as unidades. “É um benefício 24 horas, mas após o tempo limite de uma hora a pessoa precisa fazer um novo login. Não há nenhum bloqueio, o sistema apenas pede para que ele faça o login novamente. Há também um filtro para controle de conteúdo adulto. A gente fez um perfil de controle e disponibilizou”.
Apesar de o benefício ter sido disponibilizado a partir de janeiro deste ano, já foram contabilizados 20 mil cadastros (referente aos pacientes que fizeram o login). “O número de acessos na verdade é ainda muito maior que o número de cadastros e isso é fácil de compreender por conta da superlotação que a Dengue ocasionou nas unidades nos últimos meses. O fato é que esse benefício do wi-fi livre tem sido de suma importância, porque as pessoas ficam bem menos ansiosas e nervosas podendo se comunicar via watsapp ou acionar algum site, ou serviço de seu interesse”, concluiu.
Por sua vez, o vereador Luiz Fernando se disse gratificado ao constatar a satisfação das pessoas que buscam as unidades de saúde e agora contam com este benefício. “Eu só busquei viabilizar esta emenda impositiva porque senti na pele, numa certa ocasião, o que é ficar sem comunicação. Minha rede móvel estava com problemas e como eu precisava dar um retorno a uma família tive que pedir ao funcionário da Assistência Social para utilizar um telefone. E pesquisando com ele fiquei sabendo que muitos pacientes enfrentavam dificuldade pela falta do wi-fi nas unidades, não podendo muitas vezes se comunicar com a família ou mesmo solicitar um Uber. Durante esse período sazonal da Dengue, o atendimento que costuma ser bom nas unidades de saúde, acabou se tornando mais demorado, devido à superlotação. Então, com certeza as pessoas têm feito um uso muito maior da internet e acabam se sentindo mais tranqüilas enquanto aguardam o atendimento. Por isso eu agradeço ao prefeito Camargo e ao secretário Leonardo, que fizeram a boa gestão do recurso que viabilizamos“, finalizou.