Assistência Social promove capacitação para visitadores do Programa Criança Feliz

Assistência Social promove capacitação para visitadores do Programa Criança Feliz

A Secretaria de Assistência Social promoveu, entre os dias 10 e 13 de janeiro, a Capacitação aos Visitadores (estagiários de Psicologia) do Programa Criança Feliz: “Dialogando e Fortalecendo a Rede Socioassistencial”, com intuito de qualificar o atendimento nos territórios de abrangência do programa – Jundiapeba e Vila Nova União. As atividades foram realizadas na Escola de Governo e Gestão.

O Programa Criança Feliz está alocado na Secretaria Municipal de Assistência Social desde o ano de 2018 e tem equipe composta por psicólogas, pedagoga e visitadores (estagiários de Psicologia), que atendem por meio de visitação domiciliar gestantes, crianças de zero a três anos incompletos e crianças de zero a seis anos beneficiárias do BPC (Benefício de Prestação Continuada), todos inscritos no Cadastro Único.

As visitas são realizadas uma vez por semana pelos visitadores do programa, com objetivo de auxiliar na atenção e proteção social à primeira infância de Mogi das Cruzes. A metodologia é pautada na orientação e no apoio aos esforços da família sobre vinculação e cuidados para o desenvolvimento da criança, valorizando as interações familiares, identificando e recomendando brincadeiras e atividades comunicativas que estimulam os vínculos e o desenvolvimento infantil nas dimensões que correspondem à linguagem, motricidade, dimensão socioafetiva e cognitiva.

Nessa lógica, ele visa contribuir para o desenvolvimento da sensibilidade e responsividade entre cuidador e criança, ampliando a capacidade de interagir e de lidar com as necessidades da primeira infância, além de prevenir a ocorrência de situações de exclusão e riscos sociais.

A capacitação abordou conceitos de territorialidade e intersetorialidade, segundo o Sistema Único de Assistência Social – SUAS. Contou com a presença da diretora da Proteção Social Básica de Assistência Social, Ana Beatriz de Oliveira Lima e da Diretora da Proteção Social Especial, Luana Corrêa Guimarães, que apresentaram como os equipamentos, programas e serviços ofertados estão organizados e, sobretudo, acolheram e esclareceram dúvidas dos visitadores em capacitação.

Como parte do sistema de garantia de direitos da primeira infância, no último encontro da capacitação, representando o Conselho Tutelar de Jundiapeba, as conselheiras Thaisy Regiane Ferreira Ferraz, Leda Maria da Costa Abrantes, Lucia Cláudia da Silva e o Conselho Tutelar Centro, a conselheira Samanta Julio Martinelli palestraram sobre o formato de atuação e suas atribuições.

Em Mogi das Cruzes, o programa tem como meta atender 700 indivíduos e pode ser acessado por meio do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Vila Nova União, CRAS Jundiapeba I e CRAS Jundiapeba II.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones ou, presencialmente, nos endereços e horários seguintes:

•    Secretaria de Assistência Social –  Programa Criança Feliz – 4798- 5699 ou 4798-6928

•    CRAS Jundiapeba I
Endereço: Rua Dolores de Aquino, 2.083 – Jundiapeba
Segunda à sexta, das 8:00 às 17:00

•    CRAS Jundiapeba II.
Endereço: Rua Cecília da Rocha, 1.225 – Jundiapeba
Segunda à sexta, das 8:00 às 17:00

•    CRAS Vila Nova União
Endereço: Avenida Aurora Ariza Meloni, 1.175 – Vila Nova União
Segunda à sexta, das 8:00 às 17:00

Mais Notícias

Sidebar