Numa das construções mais bonitas do bairro do Planalto, cercada de área verde e espaço para a realização de diversas atividades externas, começa a operar o Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) II de Arujá, que antes funcionava na Rua Prestes Maia em Vila Riman. Inaugurada na manhã deste sábado (16), a unidade da Secretaria Municipal de Saúde oferecerá assistência especializada em saúde mental, como atendimentos de Psiquiatria e Psicologia. Além disso, o CAPS também promoverá serviços de enfermagem, Assistência Social e oficinas terapêuticas de crochê, lãs e linhas, meditação, relaxamento, reiki e artes plásticas e os pacientes poderão participar de grupos terapêuticos de horta, terapias de reeducação alimentar e frequentar aulas de atividade física.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Leonardo Reis, o objetivo da mudança é oferecer um ambiente renovado, confortável e acolhedor às pessoas que necessitam de acompanhamento. “Depois da pandemia de Covid-19 tivemos no país todo um aumento de 33% dos distúrbios depressivos e junto com o prefeito Luís Camargo e com apoio da Câmara Municipal procuramos viabilizar um espaço para o atendimento de qualidade às pessoas que necessitam do acompanhamento psiquiátrico, psicológico e integração”, afirmou.
As instalações do CAPS de Arujá incluem salas de psicologia, psiquiatria, serviço social, enfermagem, recepção, refeitório e uma sala para materiais das oficinas terapêuticas. Essa composição de ambientes permitirá uma abordagem integrada e abrangente no cuidado e tratamento dos frequentadores. “Agradeço muitíssimo ao prefeito que nos dá liberdade para agir e a nossa equipe de servidores da Saúde que fazem o seu melhor por esta população”, enfatizou o secretário Leonardo Reis.
Em sua fala o prefeito Luis Camargo, disse que a entrega dessa nova unidade do CAPS tem um significado especial que é salvar vidas: “Todos nós sabemos que a saúde mental regula o restante do corpo e entregar hoje esse equipamento para aquela pessoa que precisa, muitas vezes a gente salva a vida de uma pessoa, a gente salva uma família e toda uma geração”, destacou, lembrando que atualmente a cidade tem cerca de três mil pessoas que necessitam desse atendimento.
Falando em nome dos vereadores arujaenses, Gabriel dos Santos, presidente da Câmara Municipal, pediu aplausos aos servidores da saúde, que durante a pandemia foram verdadeiros heróis e heroínas. Ele destacou a emenda de sua autoria no valor de R$ 280 mil para a capacitação dos funcionários da saúde. “Quando esta emenda vai ao plenário e é aprovada ela passa ser uma emenda de todos os vereadores e me sinto muito orgulhoso, assim como os demais, por fazer parte deste momento de mudanças e conquistas em nossa cidade”, concluiu.
Localizado na Rua Bahia, 211, Jardim Planalto, o CAPS II funcionará de segunda-feira a sexta-feira, das 7 às 17 horas.]