A Prefeitura de Arujá realizou, durante o mês de junho, uma série de ações de conscientização e enfrentamento ao trabalho infantil em diversos pontos da cidade. A mobilização integra o calendário do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), que promove uma campanha nacional de prevenção e proteção de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
Entre as iniciativas promovidas, destacam-se a distribuição de materiais informativos, rodas de conversa, palestras educativas e atividades de orientação a famílias nos Centros de Convivência da Criança e do Adolescente (CCCA) e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). As ações foram articuladas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio das equipes do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e CRAS, em parceria com o COGESCOL — Comissão de Gestão Escolar, Conselho Tutelar e setores da segurança pública municipal.
O PETI é uma campanha nacional voltada à identificação, retirada e prevenção de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, com foco na garantia de acesso à escola, proteção integral e apoio às famílias.
A população pode colaborar denunciando casos de exploração infantil de forma anônima. As denúncias podem ser feitas pelos telefones do CREAS (11 4651-3293), do Conselho Tutelar (11 4653-1166 / 11 4652-9252), pelo Disque 100 do Ministério dos Direitos Humanos ou pela GCM de Arujá, no número 153.