Pesquisar

Parque do Real é inaugurado com nascentes preservadas e águas despoluídas do Córrego Caputera

Arujá ganhou oficialmente um novo espaço de lazer e preservação ambiental com a entrega do Bosque do Real. Mais do que pistas de caminhada, áreas de contemplação, playground e lago, o parque se diferencia pela riqueza hídrica que abriga. Entre a vegetação nativa, nascentes e afluentes compõem um sistema que não apenas embeleza o local, mas também garante equilíbrio ecológico e vida à região.

O parque é abastecido pelas águas do Córrego Caputera, cuja nascente está localizada nas proximidades da quadra de esportes do bairro Jardim Real. Ao entrar na área verde, o curso d’água recebe reforço de um afluente formado por duas nascentes internas, que elevam o volume e melhoram a qualidade da água. Pequenas nascentes espalhadas por todo o bosque completam a rede hídrica, conduzindo a água até o lago principal e, posteriormente, ao bairro Jardim Via Dutra.

A revitalização da área foi resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Arujá e a Companhia de Saneamento Ambiental (Sabesp). Antes da implantação do parque, foi realizado o esgotamento sanitário do entorno, permitindo a descontaminação da nascente do Córrego Caputera. “Hoje, a nascente está limpa e preservada, e isso é um ganho ambiental enorme para a cidade”, destacou o prefeito Luis Camargo durante a inauguração.

Com segurança, infraestrutura completa e gestão compartilhada pelas secretarias municipais de Obras, Planejamento, Serviços, Turismo, Cultura, Governo e Meio Ambiente, o Bosque do Real nasce como referência de espaço público sustentável.

Para Clau Camargo, primeira-dama e coordenadora do Fundo Social de Solidariedade, a entrega representa mais do que lazer: “É um lugar para as famílias curtirem, fazerem piquenique e se reconectarem com a natureza, que é o nosso bem maior”.

Morador antigo do bairro do Real, o ex-vereador Luis Fernando, atual coordenador dos Conselhos Municipais de Arujá, também ressaltou a importância do projeto: “Com certeza esta iniciativa da gestão municipal valoriza não só o nosso bairro do Real como outros como Jardim Via Dutra e Mirante, proporcionando opção de lazer e também pelo fato de ter uma área que antes estava sucateada, com despejo irregular de lixo, hoje totalmente urbanizada com recuperação das nascentes. Essa é uma demonstração de cuidado e de respeito para com a população. A gestão está de parabéns, assim como a comunidade, que recebe este presente e deve cuidar e preservar”.

 

Mais recentes

Scroll to Top