Pesquisar

Festividades de final de ano e movimento de consumidores terá segurança reforçada em Arujá

O esquema de segurança do Natal Encantado 2023 será reforçado com a vinda de equipes da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) de cidades vizinhas e da Polícia Militar (PM), além do aumento de 50% do efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) de Arujá. Os novos guardas se formam nos próximos dias e já estarão nas ruas da cidade, bem como na área das festividades. A informação foi transmitida pelo prefeito Luís Camargo durante coletiva de imprensa, na quinta-feira(30).

“Investimos, constantemente, na Segurança da cidade, haja vista nosso sistema de monitoramento, além do reforço na nossa Guarda, com a vinda de mais equipamentos, viaturas e ampliação de 50% no efetivo. Felizmente, todos os eventos da Prefeitura têm sido tranquilos, com zero de ocorrências graves e estamos preparados para receber a família arujaense e os turistas da região”, comentou o prefeito Camargo.

De acordo com o Camargo, na última quarta-feira (29) a Secretaria de Segurança Pública de Arujá recebeu da pasta de Segurança de Guarulhos 55 revólveres Taurus, calibre 38, que foram doados à GCM arujaense.

A corporação também receberá, nos próximos dias, três novas viaturas (GM Tracker), sendo que duas foram adquiridas com recursos próprios municipais e uma contou com emenda do secretário de Turismo do governo do estado, Roberto de Lucena (na época deputado), e contrapartida da Prefeitura, conforme informou o secretário de Segurança de Arujá, Washington Adami. “Hoje temos, com o aumento de 50% do efetivo da GCM, 75 guardas e contamos com duas bases móveis, quatro viaturas de patrulhamento, cinco motos, um micro-ônibus, dois Gol, duas Kombis, um Doblô, uma Kangoo e um C4”, complementou.

Recentemente, foi inaugurado o Centro de Operações Integradas (COI) de Arujá, que mantém todas as principais entradas e saídas de Arujá monitoradas. Nada entra na cidade, nem sai dela, sem que tudo seja registrado e analisado por um policial militar e dois GCMs. Há 19 câmeras OCR (Optical Character Recognition) em oito pontos estratégicos de muralhas eletrônicas e outros 40 radares inteligentes para captar dados de veículos em circulação, fazendo a leitura automática de placas, cor e modelo e mais 130 câmeras nas vias com inteligência artificial, reconhecimento por metadados e facial.

Mais recentes

Scroll to Top