Pesquisar

Em um ano, Arujá regulariza 95% dos cadastros atrasados e evita bloqueios

Em uma estratégia de prevenção, a Prefeitura de Arujá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e unidades locais do Cadastro Único, alcançou a marca de 95% de atualizações do Benefício de Prestação Continuada (BPC) pendentes desde 2017. Com o trabalho iniciado em meados de 2023, a ação evitou que milhares de beneficiários perdessem o auxílio, essencial para a segurança econômica de idosos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade.

O processo começou a partir de um levantamento detalhado feito pela Vigilância Socioassistencial, que cruzou dados internos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) com o Cadastro Único, identificando mais de 2.300 beneficiários com cadastros desatualizados. A Secretaria, então, implementou uma busca ativa, com visitas domiciliares e contato telefônico, para orientar e encaminhar os beneficiários para a regularização no Cadastro Único, passo necessário para a continuidade do benefício.

Com a inauguração da nova sede do Cadastro Único em junho de 2024, a Prefeitura adotou uma nova estratégia: às sextas-feiras passaram a ser feitos atendimentos prioritários dos beneficiários do BPC, assegurando que todos os casos de bloqueio ou pendência cadastral fossem rapidamente regularizados. Essa medida, somada às ações de busca ativa, permitiu que, em pouco mais de um ano, mais de 2.200 cadastros fossem atualizados.

O BPC, oferecido pelo Governo Federal, é um auxílio de um salário mínimo destinado a idosos e pessoas com deficiência que não possuem meios de sustento próprio. A solicitação e a manutenção do benefício exigem que o cadastro no CadÚnico esteja atualizado, garantindo que apenas quem se enquadra nos critérios receba o auxílio.

Em Arujá, essa solicitação é gratuita e pode ser feita nas unidades do CRAS e do CREAS, que também orientam os beneficiários sobre a importância da regularização periódica, além da própria sede do Cadastro Único do município.

Para mais informações sobre agendamento e informações, junto ao Cadastro Único, os interessados podem entrar em contato diretamente com a unidade pelo telefone e WhatsApp: (11) 4653-3674.

Mais recentes

Scroll to Top