Apesar da chuva forte que prevaleceu durante o domingo (01) 2.854 eleitores arujaenses participaram da eleição realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança (CMDCA) para preenchimento de vagas de conselheiros tutelares que têm a responsabilidade de zelar pela causa da criança e do adolescente, encaminhando ao poder judiciários as situações em que haja violações aos seus direitos estabelecidos pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Em relação às eleições anteriores, o grande movimento foi considerado um avanço, refletindo a conscientização que a população começa a ter em relação à importância Conselho Tutelar.
“Acho que é nosso dever como cidadão escolher as pessoas que vão atuar nesse trabalho tão importante de zelar pelas nossas crianças e adolescentes”, disse o comerciante Roberto Sanchez ao Jornal de Arujá ao se encaminhar para a votação na Em Dalila. Da mesma forma Thiago Santos que fez uma pausa no trabalho para também contribuir com seu voto, afirmou que isso é uma forma de valorizar a criança e o adolescente. “É uma questão de cidadania. E fiquei feliz porque o atendimento no colégio eleitoral foi muito rápido e eficiente”, disse.
O pleito, considerado pelos eleitores como bem organizado, foi realizado nas escolas municipais Dalila Franco Garcia da Silva, Centro, Hermínia Araki, no Parque Rodrigo Barreto e EM Recanto Primavera. Pela primeira vez urnas eletrônicas foram utilizadas, permitindo uma votação rápida e segura. Ao final do pleito, as 15 urnas utilizadas foram levadas para a Casa dos Conselhos de Arujá, onde foi realizada a apuração na presença dos doze candidatos que participaram do processo, membros da comissão permanente, bem como fiscais e a imprensa local. O resultado preliminar foi divulgado na mesma noite, com a soma de votos obtida por cada candidato e sua ordem de classificação.
Não houve ainda a convocação formal dos cinco candidatos mais votados pelo fato de que ao Poder Judiciário ainda está analisando alguns recursos que foram apresentados. Depois desta análise o órgão poderá ou não promover impugnações .
Segundo o resultado apresentado, os cinco candidatos mais votados foram: Joelia Soares, com 373 votos; Ione Zago Bueno Del Vale, com 371 votos; Cassia Domingos, com 369 votos; Silandra Maria da Silva Santos, com 313 votos; e Sandro Ribeiro, com 301 votos. Os demais candidatos obtiveram os seguintes votos: Bia Pessoa, com 293 votos; Edna Putini, com 279 votos; Hamaita Lima Soares, com 278 votos; Marcos Junior, com 107 votos; Marceliano Serra, com 100 votos; Vilma Brasil, com 27 votos; e Barbara Bobadilha, com 22 votos. Além disso, foram registrados seis votos em branco e 13 votos nulos.
Missão cumprida
Responsáveis pelo processo de organização desta eleição para o Conselho Tutelar, a presidente do CMDCA Maria Estela Romero e o secretário de governo da Prefeitura Municipal, Rogério Gonçalves Pereira, o Rogério da Padoca, avaliaram o pleito como bastante tranquilo e consciente. “A missão foi cumprida e agora vamos aguardar o prazo da análise de recursos pela promotoria para confirmar a convocação dos eleitos. Os outros cinco mais votados deverão ficar como suplentes que poderão ser chamados , caso haja algum desligamento dos conselheiros titulares. A posse ocorrerá em 10 de janeiro de 2024”, informou Maria Estela.
Ela agradeceu o importante suporte recebido da Prefeitura, por meio do secretário Rogério e destacou sua gratidão a todos os mesários e demais voluntários que trabalharam com muita dedicação para que tudo corresse com a devida transparência e eficiência.
Rogério da Padaria falou sobre sua satisfação em constatar a participação ordenada dos eleitores e o bom trabalho prestado pelos mesários e recepcionistas. “Em nome do prefeito Luís Camargo agradeço a todos os que deram o seu dia de trabalho, atuando de forma consciente para garantir que nossas crianças e adolescentes continuem tendo toda atenção. Foi um processo meticuloso e trabalhoso, mas a missão realmente foi cumprida com sucesso”, assinalou.