A Prefeitura de Arujá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, participou, na última segunda-feira (17), da abertura da 1ª Semana de Mostra Cultural “Ações de valorização da cultura afro-brasileira”, promovida pelo Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) Sebastião da Silva, no Jardim Layr, em Mogi das Cruzes.
A palestra de abertura foi ministrada pelas educadoras Anelise Santiago e Livia Costa, interlocutoras da Educação para a Igualdade Racial
Na ocasião, Anelise explicou a importância de inserir a temática no cotidiano escolar. “Quando trabalhamos com educação para Igualdade Racial, estamos fazendo com que nossas crianças não cresçam com esses preconceitos e discriminações. A legislação brasileira traz a obrigatoriedade de trabalharmos a cultura africana, afro-brasileira e indígena na escola. É preciso começar logo com a Educação Infantil, porque as crianças não são racistas”, disse.
Essa é somente uma dentre as diversas ações de conscientização que o Núcleo Educacional tem realizado, em especial no mês de novembro, em celebração ao Mês da Consciência Negra. No âmbito municipal, o trabalho da equipe vem sendo desenvolvido em todas as unidades escolares ao longo do ano de 2025.
As interlocutoras realizam ações com gestores, coordenadores e professores, com o objetivo de estruturar o sistema de ensino arujaense de forma integral por meio de ações voltadas à educação para a igualdade racial.