Em Arujá, na Estrada da PL, uma história de superação e dedicação se desenrola a cada dia. Driele Franco de Oliveira, 32 anos, é uma das protagonistas dessa narrativa que mistura garra, trabalho árduo e muito amor pelo que faz. Há cinco anos, ela trocou o comando de um bar, no mesmo endereço, para entrar no universo da borracharia, acompanhando o sonho do marido, Célio, que já tinha vasta experiência no ramo.
O começo não foi fácil. “Foi uma mudança e tanto. Administrar um bar exige habilidade para lidar com o público, mas não demandava tanto esforço físico como na borracharia”, revela Driele, que se dedicou, aprendeu e abraçou a profissão. “Mas eu aguentei firme, aprendi com o meu marido todas as funções, a fim de poder ajudar e estou feliz porque deu certo.”
Com o impacto da pandemia, o bar foi fechado e o casal decidiu investir na borracharia, que como serviço essencial rapidamente se tornou uma referência na região. Driele afirma que sua rotina é intensa, pois a estrada, que antes já era movimentada, passou a ter ainda mais tráfego com o desvio de caminhões que deixaram de passar pelo Rodrigo Barreto. “Agora o movimento aumentou ainda mais, e o trabalho é constante das 6h00 da manhã até as 18h00. A demanda é grande e a energia precisa ser redobrada.”
Embora o trabalho envolva uma boa dose de esforço físico, Driele destaca que, mais do que força, é preciso ter o “jeito” de fazer as tarefas. Levantar pneus pesados, realizar reparos e até soldar com o esposo são algumas das atividades que fazem parte do seu dia a dia. “É cansativo, mas já peguei o jeito e estou feliz de poder trabalhar ao lado dele. Este é um empreendimento que começamos juntos e que esperamos ampliar em breve”, explica.
Nascida em Arujá, Driele não tem filhos, mas se dedica ao seu negócio com afinco e muito amor. Para ela, a profissão exige renúncias, mas ela está em paz com as escolhas que fez. “Não tenho problema com estética. Eu mantenho as unhas bem curtas e não uso esmalte, porque estou sempre com as mãos sujas de graxa e outros produtos. Mesmo assim, eu curto a minha atividade e me sinto bem realizada”, afirma, com um sorriso no rosto.
Neste mês de março, quando celebramos o Dia Internacional da Mulher, histórias como a de Driele são um reflexo de coragem, resiliência e força feminina. Ela representa muitas mulheres que enfrentam desafios, renunciam ao glamour da estética e se dedicam ao trabalho pesado com a mesma competência e entusiasmo. Driele, com sua jornada de superação, é um exemplo inspirador de que, com determinação, é possível conquistar o sucesso em qualquer área, quebrando barreiras e reescrevendo sua história.