Pesquisar

Da dor à esperança, mãe compartilha remissão de leucemia da filha e luta por diagnóstico precoce

Este ano o Dia das Mães teve um significado ainda mais especial para a administradora de empresas e estudante de psicologia Vanessa Alves Spíndola: o fim do tratamento e a remissão da doença da filha, Luísa, diagnosticada com leucemia linfóide aguda do tipo B em março de 2019. O desfecho positivo, neste caso, tem relação direta com a iniciativa da mãe em favor do diagnóstico precoce.

À época, Vanessa observou que Luísa, então com quatro anos, apresentava dificuldade para se alimentar, tinha algumas pequenas manchas roxas na região da canela e suava mais que o normal à noite. A mãe procurou o pediatra para um check-up e, embora o médico não notasse nada relevante clinicamente, após o pedido dela, solicitou alguns exames de sangue.

A partir de um hemograma alterado, Vanessa iniciou uma saga em diferentes hospitais para chegar ao diagnóstico da menina, que iniciou o tratamento quase imediatamente. Em junho de 2021, Luísa concluiu o tratamento e, este ano, dois meses após o Dia das Mães, ela completará cinco anos de remissão da doença, quando poderá ser considerada curada.

A atitude de Vanessa possibilitou o diagnóstico precoce da leucemia e é um exemplo importante. Isso porque em países desenvolvidos, a taxa de cura do câncer em crianças e adolescentes supera os 70%, mas em países em desenvolvimento, como o Brasil, essa porcentagem é menor, devido à demora no diagnóstico, o que faz com que as pessoas de zero a 19 anos iniciem o tratamento em estágios mais avançados da doença, o que dificulta melhores perspectivas.

Sinais e sintomas
Além dos apresentados por Luísa, o médico onco-pediatra Dr. Neviçolino Pereira de Carvalho Filho, presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE), explica que também estão entre os principais sinais e sintomas da leucemia em crianças e jovens: palidez, febre, sangramentos espontâneos, ínguas aumentadas de tamanho em vários locais do corpo, dor nas juntas e dores nos ossos, entre outros.

Mais recentes

Scroll to Top