Pesquisar

Clau Camargo lança em Arujá o livro “Vale Reciclar”

A advogada e presidente voluntária do Fundo Social de Solidariedade de Arujá, Clau Camargo, realizou na noite desta terça-feira (02/12) a primeira etapa de lançamento do livro “Vale Reciclar”, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Arujá. A obra, inspirada no projeto implantado no município, hoje referência citada no Manual Técnico do Fundo Social do Estado de São Paulo, marca o início de uma agenda estadual que inclui, ainda este ano, a segunda etapa em Mogi das Cruzes e o lançamento oficial na Capital Paulista. O evento contou com a presença de autoridades, instituições de ensino, organizações sociais e lideranças da região.

Na publicação, Clau apresenta a metodologia para a implantação do Vale Reciclar e destaca a trajetória do projeto em Arujá, que completará quatro anos em janeiro de 2026. Nesse período, o projeto permitiu que mais de 250 toneladas de materiais recicláveis deixassem de ir para o aterro, garantindo a preservação do meio ambiente, o fortalecimento da economia circular e incentivando a educação ambiental.

A iniciativa se consolidou como um modelo sem custos para o município e, neste ano, ampliou seu alcance com a implantação da Loja Móvel, que descentralizou o serviço com um trailer itinerante, garantindo assim a participação de toda a população.

“O Vale Reciclar nasceu do olhar para as pessoas e para o impacto que pequenas ações podem gerar quando toda a comunidade participa. Transformamos recicláveis em oportunidade, dignidade e consciência ambiental. Meu desejo com este livro é que outras cidades percebam que é possível implementar um modelo simples, acessível e transformador, que muda vidas sem gerar custos ao poder público”, diz Clau Camargo.

O prefeito Luis Camargo  destacou a relevância do projeto e o impacto gerado na cidade ao longo dos últimos anos, reforçando a importância de iniciativas que unem sustentabilidade, inclusão social e participação comunitária. “As preocupações tocantes à questão ambiental, e Arujá é conhecida como ‘Cidade Natureza’, são temas muito caros, não só para o nosso Estado, mas para o país. Então, são pontos notadamente mais vulneráveis no nosso dia a dia, que merecem uma atenção especial. E se cada um dos municípios brasileiros começasse a fazer um trabalho como o que Arujá tem feito, teríamos uma mudança significativa”, opinou.

O Legislativo arujaense também marcou presença em peso. “Nós, da Câmara Municipal, estamos aqui ao seu lado, Clau, para te parabenizar, uma mulher que recebe, com todos os louvores, as homenagens que tem recebido, que foi e está sendo lembrada pelo Governo do Estado, por essa iniciativa maravilhosa que é cuidar da nossa cidade”, afirmou a presidente da Câmara Municipal de Arujá, Professora Cris.

Mais recentes

Scroll to Top