As galerias da Câmara Municipal de Arujá estavam lotadas na noite de quarta-feira (29) para homenagear em Sessão Solene uma das personalidades mais ilustres e queridas do município: Nelson Cortês dos Santos, proprietário ao lado da esposa, Sandra Regina dos Santos, do JORNAL DE ARUJÁ, tornou-seo mais novo cidadão arujaense. A iniciativa do vereador Rafael Laranjeira (REDE) foi aprovada por unanimidade no início do mês. Com a honraria, buscou-se eternizar o legado de ¨Nelson do Jornal¨, exaltados ao longo dos discursos proferidos no decorrer do evento.
Autoridades e representantes de diversos segmentos compareceram àsessão. Fizeram parte da mesa, ao lado de Sandra e Nelson, o vereador Abel Franco Larini, o Abelzinho (PL), presidente da Casa, o prefeito Luís Camargo (PSD), o secretário estadual de Turismo e ex-deputado federal, Roberto de Lucena e Rafael Laranjeira (REDE), parlamentar autor do título de cidadania à Nelson Cortês.
Reconhecimento
Por meio de nota, o ex-prefeito Abel Larini externou toda sua gratidão para com o JORNAL DE ARUJÁ e em particular a Nelson Cortês, ambos parceiros nos anos de progresso nas quatro oportunidades em que esteve à frente do executivo. Por sua vez, a secretária estadual de Políticas para a Mulher, Sonaira Fernandes, enviou mensagem de vídeo em que, mais do que parabenizar, exaltou a parceria e o engajamento de ¨Nelson do Jornal¨ em determinadas pautas.
O vereador Luiz Fernando (PSDB), em nome dos demais colegas, fez questão de afirmar que Nelson e JORNAL DE ARUJÁ são sinônimos, sendo impossível haver uma desassociação. Por conhecer de perto as lutas e dificuldades do casal, o evento solene, nas palavras dele, foi a melhor maneira de honrar e eternizar a importância de um veículo que continua a construir sua biografia de forma limpa.
Autor da propositura, Rafael Laranjeira (REDE) foi ao púlpito agradecer o carinho de Sandra e Nelson na época de sua primeira eleição, em 2016, quando com apenas 22 anos, passou a ser o vereador mais jovem a se eleger em Arujá. Para ele, o JORNAL DE ARUJÁ é uma publicação leve e gostosa de se ler e o fato de as galerias do plenário estarem cheias só corrobora a tamanha credibilidade construída.
Como representante dos leitores e dos demais colegas, João Renato Amorim homenageou o fundador, João Roberto Cardoso, cujo legado permanece vivo, o que faz do JORNAL DE ARUJÁ o terceiro veículo mais antigo do Alto Tietê em circulação. Disse também que o jornal não deve perder de vista a credibilidade, ativo importantíssimo para os próximos desafios.
Alterando compromissos em sua agenda, o secretário Roberto de Lucena exaltou o empenho de toda a família no sacerdócio da comunicação, não somente na condução do JORNAL DE ARUJÁ, o que faz ser impossível contar a história da cidade e da comunicação local sem se referir a Sandra e Nelson Cortês.
Por conhecer a trajetória deles há mais de trinta anos, o prefeito Luís Camargo (PSD) salientou o empenho do órgão em levar informação a todos os cidadãos, reforçando o papel da imprensa de informar e contribuir para a promoção do debate público de forma ética e verdadeira. Já Abelzinho (PL) diz que cresceu com a amizade do casal e saudou o veículo por conseguir vencer os desafios da modernidade, escrevendo a história de Arujá há mais de meio século.
Emocionada, Sandra Regina lembrou dos grandes obstáculos de quando começou a atuar no jornal, em tempos em que a tecnologia para se transmitir notícias era muito diferente e foi sincera ao afirmar que se não fosse pelo empenho do marido, o jornal não teria mais existido. Outro aspecto exaltado por ela é a confiança que as outras pessoas depositam nele, fazendo-o uma figura querida com todos e por todos e capaz de apaziguar conflitos.
Nelson foi categórico ao falar do apoio irrestrito dos três filhos, Thiago, Nadja e Bruno, e do neto, Noah, (ao qual rasgou elogios)e agradeceu verdadeiramente a homenagem, forma encontrada pelos vereadores de externar todo o carinho e amor que a população local sente por ele e pelo JORNAL DE ARUJÁ. Outro ponto salientado foi o total suporte de sua parceira de ofício e vida há quatro décadas, Sandra Regina.
O homenageado aproveitou para parabenizar o trabalho dos poderes legislativo e executivo da cidade, afirmando que ambos são os responsáveis diretos da fase de pleno desenvolvimento que o município atravessa o que, segundo o agora cidadão arujaense, sempre é fonte geradora de boas notícias para o ¨Vermelhinho¨, apelido pelo qual o JORNAL DE ARUJÁ é carinhosamente conhecido devido a cor de sua impressão.
A cerimônia serviu ao mesmo tempo para a entrega de Diploma de Honra ao Mérito por ocasião dos 50 anos da publicação (Jubileu de Ouro) celebrados em julho de 2021 e aprovado através de Decreto Legislativo em março de 2022. Com a primeira edição datada de 21 de julho de 1971, o Jornal de Arujá, fruto da ideia de João Roberto Cardoso, ainda hoje mantém público fiel, seja no impresso ou no digital, atravessando mais de cinco décadas sempre com ousadia e com a fidelidade de grande parcela do povo arujaense, comandado desde 1996 pelo casal Sandra e Nelson.
Com mais de uma hora de duração, os presentes, ao fim da solenidade, puderam acompanhar a maravilhosa apresentação do coral de crianças e adolescentes regido pelo maestro João Tadeu de Oliveira.
Por João Renato Amorim